domingo, 4 de abril de 2010

Uma mulher na prefeitura

Essa é a primeira vez que uma mulher assume a prefeitura de Nova Iguaçu. Desde sempre aprendemos que as mulheres são mais sensíveis, mais organizadas, tem o instinto materno, etc, etc, etc. Pois bem, no primeiro discurso de Sheila Gama como prefeita esses sentidos não ficaram tão amostra. Preocupada em agradar o ex-prefeito, ela só fez elogios, se rasgou em gentilezas e deixou a platéia preocupada com um possível governo de continuidade. O pior veio no Diário Oficial publicado sábado. Ela manteve o secretário de Educação Jailson Silva, portanto mantém Lindberg Farias na prefeitura.

A medida pode aplacar os ânimos entre ela e Lindberg, mas já demonstra que Sheila segue um caminho muito perigoso. Há cinco anos Lindberg e equipe vem destruindo a Educação na cidade com a fachada do Bairro Escola. Vários inquéritos tramitam na Justiça sobre isso, incluindo uma investigação sobre uma ONG contratada pela mulher de Lindberg, Maria Antonia Goulart, para gerenciar o programa. Quando Sheila aceita Jailson assume a responsabilidade em todas as possíveis irregularidades que ele estiver envolvido.

Para quem não se lembra, Jailson foi chamado na Câmara para prestar esclarecimentos e disse que a cidade tem, aproximadamente, 25 mil alunos fora de sala de aula. Há poucos dias, declarou na Imprensa que o Bairro Escola é um sucesso apesar de terem sido constatados que os dados enviados ao Ministério da Educação, sobre o programa, são falsos.

Ao mesmo tempo em que Sheila Gama mantém Jailson e arrisca a credibilidade de seu governo, também cria uma comissão para cuidar de assuntos que não foram repassados na transição. Trata-se de uma comissão de investigação disfarçada que poderá servir de barganha para uma futura possível negociação com Lindberg. O fato, é que Nova Iguaçu se livrou do câncer, mas ainda vai ficar muito tempo em tratamento e as seqüelas da doença podem ser muito grandes.


0 comentários: