domingo, 11 de abril de 2010

Sheila começa mostrar serviço

Prefeita de Nova Iguaçu suspende contratos e só paga depois de analisar tudo o que estiver sendo cobrado

Nenhuma empresa prestadora de serviços, fornecedora ou empreiteira com faturas vencidas junto à Prefeitura de Nova Iguaçu nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano vai receber dos cofres municipais antes de uma avaliação completa que será feita por uma comissão especial montada pela prefeita Sheila Gama, que decidiu suspender todos os contratos com pagamentos vencidos nos últimos três meses, uma espécie de moratória que não agradou em nada os representantes das empresas, algumas sem receber da Prefeitura há mais de um ano.

Entretanto, a decisão, tomada por decreto, está sendo vista com bons olhos por lideranças do município que desde 2005 vem questionando os gastos da Prefeitura, que a partir da gestão do ex-prefeito Lindberg Farias firmou muitos contratos sem licitação. “Os cinco anos de Lindberg na Prefeitura foram marcados pela falta de transparência e despesas bastante questionáveis. A prefeita está agindo corretamente. É preciso saber primeiro o que está sendo cobrado”, entende o professor Maurício Aires da Costa, especialista em gestão pública.

Outra decisão muito aplaudida está no decreto que revogou a autorização para que secretários assinassem contratos, homologassem licitações e dispensas de licitação. “Antes havia uma farra danada na Prefeitura. Os secretários dispensavam licitações com muita facilidade”, completa.


Medo na Câmara

Para alguns vereadores o que está acontecendo na Prefeitura é uma auditoria disfarçada. Eles entendem que isso ficou claro no momento em que a prefeita criou o Comitê de Apoio Administrativo, que está analisando os contratos. De acordo com um membro da Câmara Municipal, tem muita gente preocupada por lá.

“O medo está evidente. Primeiro porque as demissões de pessoas ligadas a vereadores já começaram a ocorrer e também por conta dos muitos nomeados que vinham recebendo salário sem trabalhar. O próprio Tribunal de Contas constatou a existência de mais de 800 assessores fantasmas na Secretaria de Governo e a maior parte desse pessoal tem ligações com vereadores. Quando a prefeita começar a mexer nessa secretaria, abrir a caixa-preta em que esse setor se transformou na gestão de Lindberg, ai o desespero vai tomar conta do Poder Legislativo”, afirmou um vereador.


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