quinta-feira, 22 de abril de 2010

CPI do Previni? Duvido e faço pouco

O vereador Thiago Portela está sugerindo a criação de uma comissão de inquérito para apurar o rombo de R$ 400 milhões dado pela gestão do prefeito Lindberg Farias (PT) no Instituto de Previdência do Município de Nova Iguaçu (Previni). Acho que seria uma boa idéia, mas o histórico das CPIs abertas na casa nos últimos cinco anos mostra que Lindberg andou para todas elas, pois as que ele não barrou na Justiça foram engavetadas pelos vereadores depois de chamados para um bate-papo lá gabinete do homem que, com a conivência da Câmara Municipal, destruiu Nova Iguaçu.

Dos atuais membros do Legislativo iguaçuano 11 eram vereadores no primeiro mandato de Lindberg - Alexandre José Adriano (Xandrinho), Carlos Eduardo Moreira da Silva (Carlinhos Presidente), Carlos Roberto Ferreira (Ferreirinha), Daniel Eduardo da Silva (Daniel da Padaria), Fernando Gomes Cid (Fernando Cid), Jorge Marotte, Marcos Rocha, Marcos Fernandes, Marivaldo Amorim, Marli Freitas e Rosangela Gomes - e deixaram Lindberg fazer o que quis, inclusive o autorizaram a meter a mão em R$ 143 milhões do caixa do Previni. Sendo assim, duvido que esse pessoal vai querer esclarecer alguma coisa, pois não teriam coragem de convocar o ex-prefeito para depor.

Dos 10 novos integrantes - Anderson dos Santos, Fernando Nagi, João Laranja, Jorge Luiz de Freitas, Marcos Costa Martins, Nicolasina Acarisi, Thiago Portela, Vilma Aguazul, Wellington Leite Pires e Wilson Dias Carvalho - creio que somente Portela e Wilson levantariam a bandeira da CPI e assim sendo, acho que a melhor coisa a fazer seria os funcionários da Prefeitura recorrer direto a Justiça, pois se essa Câmara não fez nada lá atrás, quando poderia ter evitado o rombo, nada fará agora para enquadrar os responsáveis.

Lamento ter de dizer isso, mas esse Poder Legislativo de Nova Iguaçu e nada são a mesma coisa, pois a maioria de seus membros está lá só para cuidar de si mesmos.



0 comentários: