segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Parou de novo, prefeito

Obra iniciada há três anos é paralisada mais uma vez prefeitura de Nova Iguaçu

Embora tenha recebido nos últimos quatro anos cerca de R$ 350 milhões para investir no setor de Educação, desde janeiro de 2005 que Nova Iguaçu não ganha um escola sequer e nem as obras de reforma - algumas iniciadas em 2006 – a prefeitura conclui.

Em 2006 o prefeito Lindberg Farias (PT) reuniu a comunidade do bairro Prata e anunciou a construção de uma unidade moderna, com salas de aula confortáveis e até climatização. Seria a Escola Municipal França Carvalho, mas o projeto, paralisado três vezes, parou de novo no mês passado, frustrando os sonhos de pelo menos 300 alunos que foram às ruas protestar.

“Isso que a prefeitura está fazendo é um absurdo. Essa obra era para estar concluída desde o início do ano passado, mas já se arrasta há três anos. Nossas crianças estudam amontoadas nos fundos de uma escola particular sem a mínima condição”, protesta a dona-de-casa Silvana dos Santos.

Essa nova paralisação, de acordo com informações da Secretaria de Educação, ocorreu por conta de uma alteração no projeto, que está orçado em R$ 1 milhão, A Secretaria informou ainda que as obras seriam retomadas ainda essa semana.

Definido como uma das prioridades do programa de governo do prefeito Lindberg Farias, o setor de Educação é divulgado como se fosse uma referência na região, mas a realidade é bem outra. “Esse governo não conseguiu construir uma escola sequer e as reformas iniciadas também não foram concluídas”, lamenta a professora Rita de Cássia Gonçalves.

Recentemente o secretário de Educação, Jailson de Souza afirmou durante uma audiência pública na Câmara de Vereadores que cerca de 25 mil crianças ficariam fora das salas de aula por falta de espaço físico, mas o prefeito anuncia como grande sucesso o programa Bairro-Escola, no qual as crianças ficariam o dia inteiro nas escolas. “Isso é pura fantasia, pois não existe espaço físico para tal”, completa Rita de Cássia.




0 comentários: