quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A estranha matemática de Magé

Campos tem cerca de 500 mil habitantes. Magé, no máximo, uns 300 mil moradores, mas a Educação mageense recebeu este ano oito vezes mais recursos do PDDE que a da cidade do Norte Fluminense

Chego a conclusão de que Magé é mesmo diferente e isso até nos números, quando o menor passa a ser maior, invertendo tudo o que a matemática explica com exatidão. O município de Campos, pelos registros do IBGE, tem quase 500 mil habitantes e Magé, pelas estimativas do mesmo órgão, muito menos moradores, uns 300 mil no máximo, mas esses números não estão batendo.

Uma cidade maior deveria ter mais alunos nas escolas que um município menor, mas a julgar pelos valores repassados pelo governo federal para as redes municipais de ensino, esse raciocínio está errado. Se não for isso, na melhor das hipóteses, o Ministério da Educação está sendo muito generoso com Magé e prejudicando Campos, pois de acordo com dados do Portal da Transparência, do governo federal, Magé recebeu este ano quase oito vezes mais recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) do que a prefeitura campista. Nos cofres de Magé entraram R$ 2.488.532,41 do PDDE, enquanto que Campos, recebeu apenas R$ 383.418.14 do mesmo programa.

É preciso destacar que os valores do PDDE são definidos pelo número de alunos verificado no censo escolar, que, no caso de Magé, chegou a ser colocado sob suspeita pelo Sindicato dos Servidores Municipais, que apresentou denúncia a Polícia Federal, depois que professores já tinham levado o caso ao conhecimento do Ministério Público.

Em setembro do ano passado o sindicato revelou a existência de um diário de classe da Escola Municipal Aureliano Coutinho, localizada na Estrada Municipal, em Piabetá, do qual constavam nomes de supostos alunos fantasmas em quatro turmas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA).

Antes que alguém venha me dizer que Campos está muito distante e nada tem a ver com a realidade de Magé, vou falar de Petrópolis, que tem quase o mesmo número de habitantes que Magé: este ano Petrópolis recebeu do PDDE quase cinco vezes menos que Magé, exatos 517.515,97.







0 comentários: