sábado, 6 de agosto de 2011

Sobre as pretensões e os números

O Partido da República (PR), comandado pelo deputado Anthony Garotinho, encomendou pesquisas eleitorais em vários municípios e prefeitos e pré-candidatos que se acham pule de dez em relação às eleições de 2012, poderão cair feio do cavalo. O prefeito de Búzios Mirinho Braga, por exemplo, tem uma rejeição enorme, pedras pontudas em seu caminho. Em situação pior que a dele está o prefeito de Araruama, André Mônica, rejeitado por 80% dos eleitores. Os dados dessas pesquisas já foram divulgados por Garotinho que faz uma análise direta: “o quadro não é nada animador para os candidatos apoiados pelo Palácio Guanabara”.
Em termos de Baixada Fluminense a surpresa é a decadência do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo dos Santos, o Zito, que aparece com uma rejeição de 62%, enquanto que o prefeito de Nilópolis,  Sérgio Sessim, tem mais rejeição que aprovação. Na cidade da Beija-Flor o líder das pesquisas é o ex-prefeito Manoel Rosa, o Neca,  seguido do deputado Alessandro Calazans. Em São João de Meriti a coisa está feita para o prefeito Sandro Mattos. O líder é o deputado Marcelo Simão. Já em Nova Iguaçu o deputado Nelson Bornier plana em céu de brigadeiro: está em primeiro lugar seguido de muito longe pela prefeita Sheila Gama, pelo deputado Walney Rocha e pelo ex-deputado Rogério Lisboa que juntos não chegam nem a fazer cócegas.
De acordo com as pesquisas, o “patinho feio” da Baixada é o prefeito de Belford Roxo, o petista Alcides Rolim, que aparece com 87% de rejeição enquanto o prefeito de Japeri, Ivaldo Barbosa, o Timor, é o mais bem avaliado da região. Lidera disparado a pesquisa, seguido do ex-prefeito Carlos Moraes Costa, do médico Carlos Ontiveros e do deputado André Ceciliano. No município de Mesquita o prefeito Artur Messias amarga um elevado índice de rejeição. Por lá o líder da pesquisa é o médico Jorge Campos, seguido pelo ex-prefeito de Nilópolis, Farid Abraão.
Essas consultas foram feitas pelo  Instituto UP, comandado pelo pesquisador Herich Ülrich, ex-diretor de pesquisa do Ibope.

0 comentários: