terça-feira, 30 de agosto de 2011

O mal da saúde é a política

O que um vereador que nunca passou na porta de uma Faculdade de Medicina entende saúde? Que contribuição tem a dar ao setor uma pessoa que nunca atuou na área? Acho que nenhuma, mas, infelizmente, o que mais tem nesse país é curioso metendo o bedelho na saúde pública. Nos municípios da Baixada Fluminense a maioria dos postos médicos é comandada por vereador. Tem uns que não sabem nem falar, mas se posicionam como especialistas em saúde. “O posto do Caixa-prego é meu. Eu dou as ordens por lá”, diz um. “O PSF do Deus-me-livre é comandado por mim e o atendimento tem de ser do jeito que eu quero”, completa outro. Sabe quando a saúde vai funcionar direito se essa intromissão continuar? Nunca!
Ontem conversei longamente com o prefeito Nestor Vidal, sobre saúde e o que ouvi é que essa coisa não vai continuar em Magé e que as mudanças começam pelas unidades do Programa Saúde da Família (PSF). Ele já recebeu o relatório da equipe escolhida para fazer um levantamento nesses postos e avisou que não terá esse negócio de chefe de PSF. As unidades, afirmou ele, funcionarão de acordo com as regras impostas pelo Ministério da Saúde e ponto final. Segundo Nestor, esses postos não serão comitês eleitorais de vereador ou de quem quer que seja. A Saúde de Magé, nessa gestão, me garantiu o prefeito, não será loteada.
Também conversei com o secretário Ricardo Baeta e com membros de sua equipe e o que deles ouvi apontam por mudanças que deverão desagradar a muita gente, principalmente aos que pensam que os postos do PSF têm donos, mas a população ficará bastante satisfeita com o resultado final. Então vamos esperar para ver.


0 comentários: