domingo, 17 de julho de 2011

Porque é assim é Magé


Quem tem ficha suja joga lama em quem não tem

As condenações pelo uso indevido dos meios de comunicação, da máquina administrativa e coações contra servidores obrigados a trabalhar nas campanhas de candidatos da família ou por ela apoiados, parece que nada significa para os Cozzolinos que controlam a política local. Essas mesmas práticas vêm sendo constatadas pela fiscalização da Justiça Eleitoral no município, que já colheu vários depoimentos e reuniu provas para sustentar futuros processos de impugnação, inelegibilidade e improbidade administrativa. As ações dessa vez não são em prol de um Cozzolino, mas sim de um aliado, o vereador Werner Saraiva (PTdoB), candidato a prefeito apoiado pelo governo.
Com três cassações, vários processos cíveis, eleitorais e criminais nas costas, inclusive por formação de quadrilha e corrupção, a ex-prefeita Núbia Cozzolino é a principal cabo eleitoral de Werner, que tem ainda o apoio da ex-deputada Jane Cozzolino (cassada sob a acusação de fraude no programa bolsa-escola da Assembléia Legislativa), condenada por uso da máquina administrativa para fins eleitorais e alvo de inquérito (juntamente com Núbia), por venda de combustível adulterado. Em favor de Werner também fazem coro Charles Cozzolino (preso duas vezes em operações da polícia na Prefeitura) e o prefeito interino, Anderson Cozzolino, o Dinho que responde a processo por suposta adulteração de atas da sessão da Câmara de Vereadores, por ter escondido a carta-renúncia de Núbia e por suposto favorecimento em processos licitatórios da Prefeitura envolvendo mais de R$ 20 milhões.
Os métodos usados em campanhas eleitorais pelos Cozzolinos ligados ao poder e os escândalos que envolvem Núbia, Jane, Charles e Dinho são um peso nas costas de Werner Saraiva e pedras em seu caminho, mas parece que ele lida muito bem com isso, pois dos seis candidatos que disputam a Prefeitura é o único que não pretende realizar auditoria nas contas da administração municipal e promete manter com o clã “um relacionamento de respeito”, o que não por ser tido que vem sendo verificado nos últimos anos no município em se tratando da coisa pública e da população.
Inelegível por pelo menos dez anos, tempo que teria de ficar sem disputar um mandato eletivo, Núbia teve sua condenação mantida por unanimidade pelo Tribunal de Justiça, que acolheu o parecer do Ministério Público. Essa decisão, na prática, a enquadrou na Lei da Ficha Limpa. O acórdão fui publicado no dia 21 de março desse ano, sepultando os planos de candidatura de Núbia, que agora vê em Werner a possibilidade de permanecer, pelo menos indiretamente, na administração municipal. Contra Núbia pesam ainda vários processos criminais. No ano passado, por exemplo, o Ministério Público a denunciou pelos crimes de formação de quadrilha e apropriação e desvio de rendas públicas.

0 comentários: