quinta-feira, 7 de julho de 2011

O grito dos oprimidos

Quando uma jovem de 16 anos decidiu reagir contra o funcionário do posto do Programa Saúde da Família, localizado em Fragoso, que a teria colocado para fora por ter se recusado a declarar apoio ao candidato do governo à Prefeitura de Magé, ela estava dizendo basta! Quando sua mãe encaminhou a denúncia à autoridade competente, ela afirmou chega!
Estão aí dois bons exemplos de cidadania e compromisso com a legalidade. A denúncia levou o TRE a fazer uma operação na unidade, encontrando por lá documentos suficientes para provar que a máquina administrativa municipal está sendo descaradamente usada em favor eleitoral do candidato apoiado pelos Cozzolinos que estão no poder e dele não querem sair. Essa operação deixa claro que a coação não atinge apenas os funcionários, mas também aos moradores mais humildes que dependem dos serviços públicos municipais.
 Os oprimidos resolveram reagir e isso é sinal de amadurecimento, prova de que o povo cansou de ser feito de bobo e que não quer mais a política do pão, leite e um caixãozinho de fez em quando. O desespero desse clã que confunde Magé com seu fundo de quintal está cada vez mais explícito. Quando a ex-deputada Jane Cozzolino grita pelos corredores da Secretaria de Educação para impor uma autoridade que não têm, está na verdade implorando: “Gente, façam de tudo para que o nosso candidato não seja derrotado”.
Ganhar no grito, minha gente, é típico dos fracassados. Vocês acham que desfilar em carros de luxo, vestindo roupas de grife e usando jóias caras é sinal de vitória? Vocês acham que ficar dizendo que gastou em uma simples viagem de fim de semana dez vezes mais que um servidor municipal ganha em um ano de trabalho duro é vantagem? Não, isso é ostentação. Vitória é outra coisa. Vencer é matar um leão por dia, voltar para casa todo arranhado, mas com a consciência tranquila, pois ao matar esse leão você o fez para sobreviver dignamente e usou para isso os meios legais.
Não pense que as investigações, os processos e as operações do TRE vão inibir os que querem se manter no poder a qualquer custo. Muito pelo contrário. Isso parece servir de incentivo para eles e as autoridades deverão ter ainda muito trabalho pela frente. O que esperamos é que os órgãos de segurança estejam realmente atentos, para que coisas piores não venham a acontecer.

0 comentários: