sábado, 9 de julho de 2011

Criatividade contra o êxodo rural

Rio das Flores implanta cooperativa para fixar famílias no campo

Evitar o êxodo rural valorizando o homem do campo, garantindo emprego e melhores condições de vida. Essa é a proposta do prefeito de Rio das Flores, Luiz Forlan, que está implantando cooperativas, melhorando escolas e garantindo assistência médica e odontológica para todos. A preocupação de Forlan é garantir a permanência das famílias que ainda vivem na zona rural do município, fazendo isso da melhor forma possível. “Já temos poucos moradores no campo. Se não fizermos a nossa parte eles acabaram vido para o centro da cidade. Queremos garantir às famílias da zona rural a mesma qualidade dos serviços existentes no centro”, explica o prefeito.
Há 32 quilômetros do centro de Rio das Flores está a localidade de Abarrancamento. É o quarto distrito do município, que vem recebendo uma atenção especial da Prefeitura. “Abarrancamento é prioridade para nós. Reformamos as duas escolas, oferecemos assistência médica e odontológica e estamos construindo mais dez casas populares”, pontua Luiz Forlan.

Emprego e renda
A falta de emprego era o principal fator do êxodo rural. Esse problema está sendo resolvido com a criação de cooperativas como a das costureiras, onde a Prefeitura oferece a capacitação profissional e uma fonte de renda, com todos os direitos. A cooperativa das costureiras vem mudando a vida de muita gente como a dona de casa Selma Cristina. “Estou muito satisfeita com essa oportunidade que a Prefeitura está nos dando”, afirma.
Os cooperados, explica o instrutor Ítalo Magno Fontes, recebem todos os direitos. “Aqui a produção é vendida e o lucro dividido entre os cooperados, que tem a contribuição da previdência social garantida e mais um capital social, uma espécie de fundo que o ampara. Eles também têm auxílio doença”, explica.
Para José Roberto Correia, a cooperativa é uma porta para o futuro. “Aqui tenho a oportunidade de aprender sem ter de sair do lugar onde moro.

0 comentários: