quarta-feira, 13 de julho de 2011

Agora é esperar o próximo golpe

Por nove votos a quatro a Câmara Municipal de Magé aprovou hoje uma emenda na Lei Orgânica do Município, inserindo na LOM um dispositivo que dá ao Poder Legislativo a prerrogativa de eleger o prefeito indiretamente no caso de vacância dupla (cassação do prefeito e vice) no segundo biênio, o que não se enquadra na situação atual, pois a cassação da chapa Núbia/Rozan transitou em julgado dentro do primeiro biênio e, como o próprio TSE - corte suprema em assunto eleitoral já disse - e a eleição suplementar será direta e ocorrerá no dia 31 de julho. Entretanto, conforme já antecipei aqui, com base em informações de uma fonte ligada ao bloco de sustentação do governo, a intenção do presidente da Casa, Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vida, seria marcar uma eleição indireta para o dia 28.
Entre os vereadores que votaram a favor da emenda estão dois candidatos a prefeito: Werner Benites Saraiva (PTdoB) e Genivaldo Ferreira Nogueira, o Batata (PPS), que, para algumas lideranças locais, “mostraram que não estão disputando uma eleição para valer, pois, do contrário, teriam votado contra a emenda”.
Também candidato a prefeito, Álvaro Alencar (PT), votou contra e justificou o seu voto: “Entendo que se existe erro na Lei Orgânica tem de ser corrido mesmo, mas não agora. Essa votação é inoportuna e mostra para a sociedade que essa Casa está se posicionando contra a eleição direta marcada para o TSE”.
A favor da emenda votaram Antonio Carlos de Oliveira Rodrigues, o Tunico Pescador; Genivaldo Ferreira Rodrigues, o Batata; Guilherme Silveira Marcatti; José Carlos Prata Moreira; Rafael Santos Souza, o Rafael Tubarão; Sérgio Renato Pereira, o Serginho da Auto Estola; Paulo Roberto Portugal; Leonardo Franco Pereira, o Leonardo da Vila e Werner Benites Saraiva. Os vereadores Álvaro Alencar; Amisterdan Santos Viana; Carlos Silva Ferreira, o Carlinhos da Ambulância e Leandro Rodrigues votaram contra a emenda.

0 comentários: