quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Magé vai oferecer cursos profissionalizantes

Para isso será assinado nessa sexta-feira um convênio entre a Prefeitura e a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro

Através de uma parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), a Prefeitura de Magé vai oferecer cursos de qualificação profissional para preparar os jovens para o mercado de trabalho. Convênio nesse sentido será assinado nessa sexta-feira pelo prefeito Rozan Gomes e o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira. As aulas serão ministradas pelo Senai em locais a serem definidos pela Prefeitura.

“Estamos nos preparando para atender a demanda do polo petroquímico de Itaboraí. Nosso município está em ponto estratégico para receber indústrias que virão por conta desse empreendimento e nós vamos qualificar nossos jovens para ocupar as vagas que serão oferecidas por esse amplo mercado de trabalho”, disse Rozan.

De acordo com a Firjan, um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas aponta Magé como um dos municípios considerados estratégicos, na área onde será implantado o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) e o Arco Metropolitano. A região tem uma topografia privilegiada, saídas para as principais rodovias, uma rede ferroviária em uso e acesso para o mar, possibilidades que tornam o município uma excelente opção para a instalação das empresas que irão atuar no novo pólo petroquímico.

O prefeito Rozan Gomes vem buscando o desenvolvimento e incentivando a geração de novos empregos na região. Para isso ele colocou em prática a Lei de Incentivos Fiscais que concede diversas vantagens ao empresário ou industrial que queira instalar ou ampliar a sua empresa em Magé. Os pedidos de incentivos que já estão ocorrendo, são analisados por uma comissão, podendo a empresa receber, isenção de ITBI, IPTU, ISS e desconto nas demais taxas municipais.

Por conta dessa busca, a Casa do Empreendedor Barão de Mauá que foi criada pelo atual governo, vem sendo um pólo de apoio importante na orientação aos interessados e ainda oferece espaço para diversos cursos em parceria com o Sebrae para qualificar mão de obra para essa nova fase de desenvolvimento da cidade.


0 comentários: