quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Depende apenas do rebanho

Essa semana, Bárbara, minha mais nova seguidora de Magé, me fez recordar de uma citação africana, um provérbio que minha sábia vó Maria costumava repetir para exemplificar o resultado positivo que poderia ocorrer se os vilipendiados todos resolvessem se unir numa reação inesperada contra os opressores: “Quando o rebanho se junta o leão vai dormir com fome”.

Bárbara mora há pouquíssimo tempo em Mauá, mas já percebeu que os metidos a poderosos de Magé adoram pisar no povo, nessas ovelhinhas que são tosquiadas o tempo todo, mas se limitam a exprimir um gemido fraco que não ecoa de jeito algum.

Pois é, Barbara, que bom seria se essas ovelhinhas se unissem. Jamais seriam tosquiadas. Os “pastos” seriam verdes e abundantes, as fontes seriam cristalinas e nenhuma delas morreria de fome ou sede.

Essas ovelhinhas precisam se inspirar no provérbio africano, pois a união do rebanho realmente obriga o leão a ir dormir com fome. O que não pode é o rebanho continuar, a cada eleição, colocando um leão no trono.


0 comentários: