domingo, 28 de novembro de 2010

Eu e Nelson do Posto

Conheci Nelson Costa Mello em 1987. Fui apresentado a ele pelo hoje presidente do PMDB em Magé, Ernani Silva, a quem considero como irmão. “Tio Ernani”, é assim que os políticos o chamam, chegou para mim e falou: “Preciso que você conheça uma cara que ainda será uma grande liderança política na região”. Aceitei o convite e fui até Parada Modelo e me tornei amigo de Nelson do Posto, que um ano depois foi o segundo vereador mais votado no município, ficando a poucos votos de Charles Cozzolino, eleito à sombra do pai, o velho Renato Cozzolino, que falecera dois anos antes. Era só o início: Nelson teve três mandatos de prefeito, um de deputado estadual e mandou para a Assembleia Legislativa o irmão Renato e os sobrinhos Junior, Renata e depois colocou Junior na Prefeitura.

Apesar de sermos compadres – ele é padrinho do meu filho Ives, hoje estudante de jornalismo - por força do trabalho não vinha falando muito com Nelson ultimamente. Meu último encontro com ele foi há seis meses. Na semana passada fui informado de que ele havia sido internado. Achei que seria só mais uma daquelas passagens rápidas pelo hospital. Quinta-feira ainda falei sobre isso com o Ernani e ele me disse que dessa vez a situação era mais complicada. Ernani estava certo. Hoje pela manhã recebi a noticia do falecimento e telefonei para o “tio”e quem me atendeu foi a esposa dele. Ernani estava muito abalado com a morte do amigo e não tinha como falar comigo.

Conheci Nelson do Posto muito bem e posso dizer do grande compromisso social que ele se encarregava de resgatar. Gostava de estar perto do povo, tinha amor pelo trabalho. Cuidava mais dos outros do que de si mesmo e creio que nesse momento ele está em muito boas mãos lá no andar de cima, onde terá todo tempo para continuar sendo o protetor dos menos favorecidos.

Me lembro que certo dia fui a casa dele e me deparei com um busto de bronze afixado sobre o muro, próximo da piscina. Disse a ele que não gostava daquilo, porque esse tipo de homenagem não se faz aos vivos. Ele riu, tomamos mais um copo de cerveja e ele respondeu: “Liga não. Um dia isso terá sua utilidade”. Infelizmente essa hora chegou.


0 comentários: