quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Efeitos colaterais das UPPs

Estive hoje em Cabo Frio cumprindo uma agenda de trabalho e ouvi muitas reclamações sobre segurança pública. Os índices de assalto e roubo de carros aumentaram bastante. Residências são invadidas a qualquer hora do dia, a a polícia não consegue dar conta do recado e. talvez por não conseguir dar a pronta resposta, prefere desqualificar as informações.

Isso não é “privilégio” apenas de Cabo Frio. A coisa está feia em Arraial do Cabo e três vezes pior na paradisíaca Armação de Búzios. Em Rio das Ostras os números são alarmantes e em Macaé então nem se fala.

O problema é o seguinte: desde que o governo estadual implantou as Unidades de Polícia Pacificadora - as chamadas UPPs – nos morros cariocas que a bandidagem passou a migrar para interior. As operações que preparam o terreno para as UPPs não prendem ninguém e como bandido não se aposenta, vão para as áreas menos policiadas, pois para formar essas unidades a Secretaria de Segurança acaba descobrindo um santo para cobrir outro e o resultado é a migração da bandidagem.

Resumindo: as UPPs são ótimas para as favelas do Rio, mas estão fazendo um mal danado ao interior fluminense.


0 comentários: