sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O trem das ilusões de Sheila Gama

A bagunçada administração municipal de Nova Iguaçu - onde todo mundo manda e ninguém obedece - não consegue sequer tapar os buracos das ruas e muito menos obrigar as empresas de ônibus a respeitar os horários pré-estabelecidos, mas fala em transporte público de primeiro mundo.

A dona prefeita Sheila Gama (PDT) e sua bombeirada resolveram sair com essa agora: um tal de trem suspenso que seguirá do centro da cidade até a localidade de Adrianópolis. Seria uma maravilha e a população bem a merece, mas isso é sonho, pois a realidade de Nova Iguaçu é dura demais: são quase R$ 1 bilhão em dívidas, um montão de obras paradas, buracos para todos os lados e postos de saúde sem remédio, uma herança maldita deixada por Lindberg Farias (PT), que no entender de sua sucessora, fez uma “gestão vitoriosa”.

Sheila Gama está há quatro meses no cargo e ainda não conseguiu convencer a ninguém de que é mesmo a prefeita, mas fala em trem suspenso. Com que dinheiro vai tocar o projeto? Onde está esse projeto e quem o elaborou? Como acreditar em tal coisa? É querer muito, não? Então voltemos a nossa realidade de terceiro mundo: Nova Iguaçu está a cada dia pior. Há setores com vários comandos diferentes. É o coronel fulano puxando para um lado, o coronel sicrano conduzindo para outro e o coronel beltrano tentando mandar nos dois. O resultado, não poderia ser diferente. É um desastre e tanto.

A coleta de lixo - e eu achava impossível - conseguiu ficar ainda pior, o trânsito é aquela confusão conveniente para gerar receita e há sempre alguém levando vantagem sobre esse caos nosso de cada dia. Na Secretaria de Educação já nem se consegue mais realizar um simples desfile cívico. Agora é preciso contratar uma empresa, por quase R$ 300 mil, para organizar aquela parada de 7 de setembro, coisa que as diretoras de escolas e as dedicadas professoras sempre fizeram com competência e carinho.


0 comentários: