domingo, 15 de agosto de 2010

Nova Iguaçu tem frota irregular

Prefeitura aluga caminhões sem licenciamento

Além de pagar caro pelo péssimo serviço de coleta de lixo prestado pelas empresas Greenlife e Lipa, a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb), responsável pela contratação e fiscalização do serviço, está alugando caminhões basculantes em situação irregular para fazer a coleta auxiliar, transportando galhos de árvores e entulhos.

Denúncia nesse sentido foi encaminhada por um fiscal da Emlurb e comprovada pela TRIBUNA DA REGIÃO, que na última sexta-feira saiu às ruas para verificar a veracidade do fato revelado pelo servidor, que se diz revoltado com a maneira como as coisas estão sendo tocadas na empresa nos últimos anos. A locação desses caminhões, chamadas de “agregamento” por seus motoristas, não é fato novo na cidade e, afirma o funcionário denunciante, “acontece há pelo menos 15 anos”.

“Esse problema é antigo. Houve um tempo em que a Emlurb só alugava caminhões de pessoas ligadas a vereadores. Não sei dizer se esse apadrinhamento ainda acontece, mas é fato que muitos caminhões atualmente prestando serviço à empresa não poderiam estar circulando por causa da documentação irregular”, disse o funcionário.

Em menos de uma hora a equipe da TR fotografou sete caminhões com licenciamento vencido prestando serviço ao município através da Emlurb, um deles com placa da cidade de Santa Barbara do Monte Verde, Minas Gerais, que, segundo registro do Detran mineiro, foi licenciado pela última vez em 2008.

Licenças vencidas

Licenciado no município de Itaguai, o caminhão Volkswagen modelo 1998, branco, recebeu a placa KNL-1815. Não poderia estar circulando, pois o documento, segundo o Cadastro de Licenciamento de Veículos do Detran-RJ, está vencido desde 2001. Esse basculante foi fotografado na Estrada de Adrianópolis, quando seguia para o aterro sanitário. Atrás dele estava o caminhão Mercedes Bens, vermelho, modelo 1976, placa LFT-1233, de Barra do Piraí, que, de acordo com o cadastro do Detran, está com o licenciamento vencido desde 2005.

Fabricado em 1977, o basculante Mercedes Bens branco, circula com a placa KSR-9336. A anterior era FE-9336 e o último licenciamento, está no cadastro do Detran, foi feito há três anos. Na mesma irregularidade estão os caminhões de placa KTC-9873, LCS-0362 e KOH-6921, com os licenciamentos vencidos em 2004, 2007 e 2008 respectivamente.

Além de veículos com placas do estado do Rio de Janeiro há vários caminhões registrados em Minas Gerais prestando serviço ao município de Nova Iguaçu. Nada de errado nisso, entretanto, a irregularidade está no fato de a Prefeitura alugar um caminhão com documentação vencida, como é o caso do basculante branco, placa GXH-2335, licenciado pela última vez em 2008, na cidade de Santa Barbara do Monte Verde.


0 comentários: