sábado, 21 de agosto de 2010

Ditadura disfarçada

Desde o escândalo do mensalão protagonizado por figurões do PT que a liberdade de expressão passou a correr risco no Brasil. O presidente Lula, que se fez a custa essa mesma imprensa que hoje condena, passou a responsabilizar jornais e jornalistas pelos fatos noticiados, como se o mega esquema de corrupção montado por José Dirceu e Marcos Valério tivesse nascido nas redações e não nos gabinetes luxuosos do Palácio do Planalto.

O risco fica mais evidente quando Lula abre a boca para soltar um monte de besteiras em defesa do ditador venezuelano Hugo Chávez, principalmente quando esse cassa emissoras de televisão e prende jornalistas. Essa admiração por Cháves é um aviso: jornalistas, cuidado, estamos de olho em vocês!

A primeira tentativa de controlar a imprensa feita pelo PT foi através daquela indecente proposta de criar um conselho federal. Agora inventaram umas conferências nas quais militantes da legenda e funcionários do governo se reuniriam para debater Comunicação, Direitos Humanos e Cultura, falando em nome de milhões de brasileiros.

Recentemente o presidente Lula recorreu à Justiça Eleitoral para que fosse retirado do site da CBN um artigo de Arnaldo Jabor que teve a coragem de dizer as verdades que Lula e seus companheiros não gostam de ouvir. Isso não foi outra coisa senão um atentado contra a liberdade de expressão.

A verdade é que essas conferências, ditas democráticas e voltadas para dar voz ao povo brasileiro, buscam uma forma de censura, remetendo o país aos anos de chumbo da ditadura militar. Então precisamos estar atentos e unidos para evitar essa postura. Ditadura, nunca mais. Nem de esquerda.

0 comentários: