domingo, 1 de agosto de 2010

Estelionato eleitoral em Mangaratiba

TRE cassa prefeito que enganou funcionários com falso aumento salarial

Um “estelionato eleitoral” está custando caro demais ao prefeito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito, que teve o mandato cassado em segunda instância. Se a sentença for mantida haverá nova eleição na cidade, pois o vice-prefeito Marcelo Tenório da Cruz também foi atingido pela medida. O prefeito anunciou que vai impetrar embargos de declaração e recurso ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar mudar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral.

Ao relatar o processo o juiz Luiz Márcio Pereira, chegou a dizer que os fatos “são exemplo do mais completo descalabro e desrespeito ao interesse público”. É que último no dia 7 de abril de 2008 Aarão enviou à Câmara de Vereadores um projeto de reestruturação de cargos e salários que aumentava os vencimentos de 1.450 servidores. Sancionada em 3 de julho, a Lei Complementar n.º 6 teve os benefícios alardeados durante a campanha eleitoral, com apoio dos jornais da cidade, mas 15 dias após ser reeleito, em 20 de outubro, o prefeito revogou a Lei que aumentava piso salarial dos servidores em 41,4%, passando de R$ 424,40 para R$ 600.

Para o juiz, a medida não passou de um ardil para ludibriar os funcionários municipais. “Trata-se de um estelionato eleitoral”, disse o relator, lembrando que, uma semana após revogar o benefício ao funcionalismo, Aarão enviou à Câmara um projeto de lei em que aumentava o próprio salário, o do vice-prefeito e o dos secretários.


0 comentários: