segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conhecimento, a verdade que liberta

"E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará...” A citação é bíblica. Está lá em João 8:32. Pela ótica de um evangélico a verdade é Jesus Cristo e na de um pensador o conhecimento é a verdade e a verdade que vai libertar o povo que se sente oprimido pelos poderosos, pelos que se acham donos de cidades inteiras como Magé - inclusive senhores da vontade do povo - é realmente o conhecimento. Nesse ponto estou com os pensadores, embora entenda e concorde que todos nós precisamos de Deus.
Meu exercício profissional me possibilitou conhecer muitas cidades e povos, mas só vi coisas parecidas com as de Magé lá nos cafundós do Nordeste, onde a voz do empregador que mais parece senhor de escravo, é a lei. Por lá ainda é o patrão quem decide o que é bom ou ruim para o empregado e esse, coitado, está sempre ferrado. Por lá ainda se vê pés descalços e pratos sem farinha, gente sem informação. Em Magé pratos vazios podem até ser exceção, mas o conhecimento... a verdade que liberta, parece que nunca será regra.
Quando ouço uma pessoa dizer que tem medo de ler o jornal com notícias que ferem os interesses dos “donos” do lugar porque tem medo de os “coroné” não gostarem e retaliarem, eu fico imaginando o que essa pessoa pode querer da vida, se é tão covarde que não se permite ao conhecimento. E a internet? “Gente, cuidado. Não passe e-mail porque eles vão descobrir”. “Olha, cuidado porque lá da Prefeitura, no computador deles, eles ficam sabendo o que você leu e o que escreveu para o Elizeu Pires”. Pois é, amigos, parece absurdo, mas isso acontece em plena Região Metropolitana do Rio de Janeiro, se passa num lugar onde o século 21 parece que só vai chegar daqui há 100 anos.
A verdade, amigos, sempre foi um desafio. Os filósofos gregos gastaram muitos anos discutindo se ela era real, absoluta, relativa ou ilusória. Eu continuo apostando que só o conhecimento nos liberta da opressão, mas o povo de Magé, pela maneira como as coisas são vistas por lá, parece ter chegado à conclusão que os pensadores gregos tentaram tanto e não conheceram: a verdade é um Cozzolino e ponto final. 

0 comentários: