domingo, 27 de novembro de 2011

Novela mexicana

A cidade pacata de Paracambi foi surpreendida com uma enxurrada de denúncias.  Funcionários do Detran foram acusados de várias irregularidades. De repente, a cidade que tem um dos maiores IDHs do Estado se viu nas manchetes de todos os jornais de grande circulação como aquela onde uma quadrilha ganhava R$ 100 mil por mês com fraudes e propinas. Uma grande vergonha que ficou maior ainda quando o nome de um dos seus filhos ilustres, André Ceciliano, foi envolvido nas denúncias.
É comum ver casos de política se transformarem em caso de polícia. Mas, dessa vez, um caso de polícia se transformou em caso de política, ou melhor, de político. Duas vezes prefeito, uma deputado e agora na vaga do PT na Alerj, André Ceciliano foi quem indicou a maioria dos nomes que hoje respondem a graves denúncias. Decepção para alguns, favas contadas para outro, o que não se esperava era que um nome tão respeitado na cidade acabasse dessa maneira.
Mas, para quem acompanha política na cidade não chega a ser uma grande surpresa. Nos últimos tempos, André Ceciliano tem mesmo colocado os pés pelas mãos. Perdeu eleição em Japeri para prefeito, depois teve as contas rejeitadas pela Câmara de Paracambi, perdeu a eleição para deputado e só conseguiu entrar porque Carlos Minc assumiu um cargo no governo. E a última e mais inesperada de todas foi a de lançar sua mulher, Ludmila, como pré candidata a vice na chapa do PDT.
Apoiar Ellinton do Açougue para prefeito indo contra um candidato a reeleição pelo próprio partido foi mais um tiro no pé desse político que parece ter esquecido o bê-á-bá da eleição. Muito mais do que trair o próprio partido, o apoio a Elliton demonstra imaturidade política, falta de habilidade e suicídio. Mas, diante dos fatos atuais dá para entender a motivação de André. Assim como Ricardo Loroza, chefe do Detran na cidade, Elliton do Açougue também tem passado obscuro.
Elliton já foi o maior inimigo político de André, assim como Ricardo que chegou a fazer o enterro simbólico do então prefeito. Elliton foi acusado de vários crimes apesar de ter sido condenado por apenas um, ficou inelegível, gritava desaforos contra Ceciliano por onde fosse. Mas, isso tudo foi esquecido em nome da vaidade do atual suplente de deputado. Tudo isso com requintes de novela mexicana onde o vilão apronta e acaba se dando mal da maneira mais inesperada possível.
Enfim, André pode perder tudo na política porque resolveu se unir à pessoas erradas, agiu com o fígado e esqueceu que acima de tudo está a imagem que fica para o eleitor. E essa imagem esta completamente borrada, turva e fundida com a de pessoas indiciadas por crimes como Ricardo Loroza e Elliton do Açougue. Uma pena.

0 comentários: