segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Da ordem e do progresso

Como faço toda segunda-feira, hoje parei para analisar as mensagens da semana anterior que por conteúdo impublicável ou estarem fora do contexto não foram veiculadas. Teve uma que me chamou muito a atenção. É a de um anônimo mageense que diz que o autor da frase “Ordem e progresso”, dístico da bandeira nacional, nasceu em Magé. Não amigos. Nem brasileiro ele é. O lema é uma abreviação da frase do positivista francês Augusto Comte, que escreveu o seguinte: “L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but”, que em bom portugues quer dizer: “O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim".  
Acho que o leitor que me escreveu confundiu-se com o fato de outro positivista, o que adaptou a frase para a nossa “Ordem e progresso”, ter nascido em Caxias. Não se trata da localidade de Nossa Senhora do Pilar, hoje Duque de Caxias, que pertenceu a Magé, mas a cidade maranhense. Estou falando de Raimundo Teixeira Mendes, que idealizou o pendão brasileiro e resolveu abreviar a frase de seu amigo europeu. Mendes, que talvez nunca tenha pisado em solo mageense, nasceu no dia 5 de janeiro de 1855, em Caxias, no hoje estado do Maranhão e morreu, no Rio de Janeiro, em 1927.
Bem, meus caros leitores, o fato de o anônimo ter se equivocado não quer dizer que seja um equívoco crer que a ordem e o progresso possam ser comuns ao município de Magé. Aliás, como também me escreveu outro anônimo, a ordem já deu os primeiros sinais. Quanto ao progresso, esse tem de ser construído por todos, devagar e sempre.

0 comentários: