quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Magé apresenta suas metas para cultura

A presidente da Fundação Educacional e Cultural de Magé, Alcília Brandão Teixeira, apresentou ontem o plano de metas para o próximo ano, além das ações encaminhadas nos últimos dois meses, inclusive a revitalização da primeira ferrovia do Brasil. Na reunião com o prefeito Nestor Vidal foi discutido ainda o trabalho a ser feito para resgatar a cultura no município, como a reconstrução da antiga sede da entidade, na Avenida Rotary, no centro da cidade, destruída por um incêndio ocorrido em 2001, cujas causas até hoje não foram esclarecidas. O encontro serviu para definir também a reabertura da Biblioteca Municipal Renato Peixoto.
A operação resgate da cultura no município acontece no momento em que várias parcerias estão sendo firmadas com o Ministério da Cultura. Nessa quinta-feira, por exemplo, a diretora de Projetos e Políticas Culturais, Márcia Ramos, representará Magé em Brasília, na reunião sobre o Projeto Usinas Culturais do governo federal, uma vez que o município foi contemplado pelo programa, que se destina a oferecer capacitação, oficinas e fóruns culturais.
No encontro de hoje foi apresentado o termo de adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC), um acordo de cooperação junto ao Ministério de Cultura, que foi assinado pelo prefeito Nestor Vidal, em Brasília. Esse acordo visa a criação de órgãos gestores da cultura e a constituição de política cultural democrática, realização de conferências com ampla participação dos diversos segmentos culturais e sociais, elaboração de planos de cultura com participação da sociedade e já aprovados ou em processo de aprovação pelos legislativos, criação de sistemas de financiamento com fundos específicos para a cultura, de sistemas de informações e indicadores culturais, de programas de formação nos diversos campos da cultura e de sistemas setoriais articulando várias áreas da gestão cultural.
De acordo com o prefeito Nestor Vida, o objetivo é criar um novo cenário para a cultura do município, com parcerias permanentes com a Secretaria Estadual de Cultura, Ministério da Cultura e movimentos artísticos culturais. “Devemos permanentemente reconhecer e apoiar práticas, expressões e manifestações estéticas, garantindo o pleno acesso aos meios, acervos e diversas manifestações simbólicas do povo. Cabe ao poder local, representado institucionalmente pelo município, ente federativo com autonomia política, financeira e administrativa, assumir o protagonismo do desenvolvimento das ações e atividades culturais a serviço da comunidade”, disse Alcília Brandão.

0 comentários: