sábado, 15 de janeiro de 2011

Um Rio de solidariedade


Municípios fluminenses se unem para socorrem desabrigados da Região Serrana

Da pequenina Varre-Sai, passando pela pobre Laje do Muriaé aos ricos municípios de Cabo Frio, Rio das Ostras, Macaé, Campos e Rio de Janeiro, as cidades fluminenses se uniram numa corrente de solidariedade para ajudar as vítimas das chuvas que desde a última terça-feira causam estragos e ceifam vidas na Região Serrana. Na Baixada Fluminense, as prefeituras de Paracambi, Japeri e Belford Roxo, se mobilizaram para arrecadar doações de água, alimento não perecível e roupas para os desabrigados.
O prefeito Eduardo Paes mandou 350 garis da Comlurb para as cidades afetadas, além de máquinas e caminhões. O mesmo fizeram as prefeituras de Macaé, Rio das Ostras e Cabo Frio, além de montarem centrais para receber donativos. Da Baixada o exemplo veio de Paracambi, onde o prefeito Tarciso Pessoa, reuniu o secretariado e pediu empenho para ajudar as vítimas das enchentes na Região Serrana. Os funcionários também estão contribuindo com alimentos não perecíveis e água potável. Além disso, a Prefeitura disponibilizou vários postos de coleta para que a população também possa contribuir. Todo material arrecadado será levado para Defesa Civil e para Fábrica do Conhecimento, setor do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de onde será enviado às vítimas.
“É uma situação muito delicada e estamos totalmente à disposição para ajudar no que for possível. Temos poucos recursos, mas a vontade de ajudar é grande”, ressaltou o prefeito. Os postos de recolhimento estão localizados na Praça Cara Nova, ao lado da estação ferroviária (Centro), Cras da Praça do Miro no bairro de Lages, Cras da Guarajuba, próximo ao posto de saúde, Coordenaria de Mulheres na Rua São Paulo, sem número, Guarajuba, Escola Municipal Dias da Costa no bairro Jardim Nova Era, Escola Municipal Hélio Ferreira, bairro BNH, Igreja Nossa Senhora da Conceição na subida do bairro Cascata e Igreja São Benedito no bairro Jardim Nova Era. O número da Defesa Civil de Paracambi é 2683-3916 ou 2683-5127.
A Prefeitura de Rio das Ostras organizou uma equipe técnica para apoio às vítimas das chuvas na região serrana do Estado. Sob coordenação do prefeito Carlos Augusto, um grupo formado por técnicos da Defesa Civil, engenheiros, arquitetos e profissionais de saúde saiu em visita aos municípios atingidos para identificar as necessidades e promover ações imediatas. A Administração Municipal também ofereceu maquinário e veículos.
Os moradores de Rio das Ostras já reuniram cerda de cinco toneladas de donativos, roupas e alimentos, que já foram enviados às vítimas. A cidade instalou postos de coleta em vários locais, incluindo nas bases da Guarda Municipal e na Praça José Pereira Câmara, no Centro. As vítimas da tragédia precisam, principalmente, de água potável, roupas, colchonetes, alimentos não perecíveis e material de higiene. Quem quiser ajudar deve procurar os postos de coleta ou ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, ou a Defesa Civil, 199 para mais informações.

0 comentários: