sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

MP não julga nada


Esse texto é destinado aos que me escrevem achando que o Ministério Publico pode tomar decisões obrigando alguém a fazer isso ou aquilo. Gente, o MP tem se esforçado muito em fazer justiça. Conheço dezenas de promotores e sei do quanto eles se dedicam, mas não podem fazer a justiça que vocês pensam. Os promotores recebem as denúncias, investigam, colhem os depoimentos e representam pela abertura das ações judiciais que cada caso requer, mas fica na dependência do Poder Judiciário, que é encarregado de julgar se a ação patrocinada pelo Ministério Público é procedente ou não. Essa dedicação e esforço do competente Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro tem apresentado grandes resultados em favor da sociedade, mas o MP não julga nada.
O leitor Sandoval Costa me escreveu dizendo que o MP suspendeu a realização de um novo concurso em Magé. Se alguém deveria suspender é a Justiça e ela não o fez. Muito pelo contrário. Acatou pedido do MP e está obrigando a Prefeitura fazer um novo concurso, o que era para ter acontecido há muito tempo.
O novo concurso, queiram ou não, começou a ser preparado em junho do ano passado e a mensagem está pronta para ser enviada a Câmara dos Vereadores. O que aconselho é os interessados acompanharem isso de perto, pois a escolha da instituição que se encarregará das provas tem de ser feita através de processo licitatório e, em se tratando de Magé, concordo, tudo, tudo mesmo pode acontecer.

0 comentários: