sábado, 15 de janeiro de 2011

Sem motivos para comemorar


Tomada por buracos, com a Saúde doente e obras paradas, Nova Iguaçu está completando hoje 178 anos de emancipação

Chamado de “Capital da Baixada”, o município de Nova Iguaçu está completando neste sábado 178 anos de emancipação político-administrativa e tem até festa, mas a data não desperta em nada a atenção dos moradores e as lideranças comunitárias não vêem nenhum motivo para comemoração. “Comemorar o quê?”, pergunta Francisco de Assis Ribeiro, revoltado com o grande volume de obras abandonadas, com a precariedade da rede de Saúde, com o péssimo funcionamento da Educação e com bairros inteiros esburacados.
Nos últimos seis anos o município recebeu mais de R$ 600 milhões, recursos federais para a realização de obras de saneamento e urbanização, grandes projetos que só existem mesmo na propaganda oficial, feita para garantir a reeleição do prefeito Lindberg Farias em 2008. “Realmente a Prefeitura iniciou grandes obras, mas não concluiu nem 30% do que começou”, completa Francisco.
Para comemorar o aniversário, a Prefeitura programou um show com o sambista Neguinho da Beija-flor e apresentações de bandas locais e da orquestra Cuba Libre – que acontecerão hoje a noite no Parque I da Via Light -, além de homenagens a personalidades históricas, mas o que a população queria mesmo era receber obras de presentes, ver saindo do papel os grandes projetos anunciados pela administração municipal.
“É vergonhoso a gente abrir um jornal e ver a foto da prefeita inaugurando lixeirinhas na rua. Onde estão as obras? É isso que queremos”, fala Maria Celeste Miranda. 

0 comentários: