sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Se essa moda pega...

Emenda à Constituição pode garantir ao eleitor o direito de revogar

mandatos de políticos

Três propostas de emendas à Constituição estão perturbando os senadores. O senador Pedro Simon (PMDB-RS) afirmou que pode alterar seu relatório sobre as propostas que permitem aos eleitores vetar leis, convocar plebiscitos e revogar mandatos. O item em discussão trata dos requisitos mínimos exigidos na apresentação de iniciativa popular para revogação de mandato de presidente da República, o que nesse caso bastariam que 1,3 milhões de eleitores assinassem um pedido de referendo popular para que a consulta fosse marcada.

De acordo com o relatório, uma das condições para que um referendo popular revogue o mandato do presidente é que a iniciativa popular contenha a assinatura de no mínimo 5% do eleitoral nacional, distribuídos por pelo menos nove estados. Simon admitiu, no entanto, que essa porcentagem pode ser reduzida para 1%. O senador fez esse comentário após ouvir os comentários do professor de direito Fábio Konder Comparato, durante audiência pública realizada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). O professor disse que a exigência de 5% "não parece razoável".

“Na prática, isso demanda a assinatura de aproximadamente 6,5 milhões de pessoas”, ressaltou o professor, lembrando que "os projetos de lei de iniciativa popular, por exemplo, exigem 1% do eleitorado para serem apresentados, o que equivale, hoje, a cerca de 1,3 milhão de pessoas".

Simon afirmou que, durante as discussões que resultaram em seu relatório, avaliou-se que o percentual teria de ser maior que 1% para não "vulgarizar" o pedido de revogação de mandato. “Mas reconheço que isso ainda pode ser discutido. Talvez seja o caso de reduzir a exigência de 5% para 1%”, reiterou.





0 comentários: