segunda-feira, 21 de setembro de 2009

E o socorro virá do vizinho

Com a Saúde doente, população Casimiro de Abreu será atendida por Cabo Frio

A notícia de que o Hospital Regional de Barra de São João, localizado no segundo distrito de Casimiro de Abreu passará a ser administrado pela prefeitura de Cabo Frio soou como uma bomba na cidade que, segundo algumas lideranças comunitárias, acabou de gastar cerca de R$ 2 milhões na organização da festa para comemorar os 150 anos de emancipação político-administrativa, mas sofre com a falta de medicamentos básicos em sua rede de atendimento médico.

“Não podia ser diferente. Nosso município está desgovernado, temos uma péssima administração. Se nosso prefeito não consegue cuidar do hospital municipal certamente não daria conta da unidade regional”, afirmou um morador da localidade de Professor Souza, que na última quarta-feira estava revoltado com o fato de o posto de saúde local só ter começado a funcionar na parte da tarde. “O que já era ruim ficou ainda pior”, emendou ele.

Os moradores de Barra de São João, entretanto, comemoraram a iniciativa do governo do estado, que além de passar o controle do hospital local para a gestão de Cabo Frio confirmou para dezembro a inauguração de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Tamoios, onde serão feitos os atendimentos de emergência. “Do jeito que está não pode ficar. O hospital regional esta uma bagunça danada e nos postos da rede municipal tem sido difícil encontrar até um simples analgésico. O triste é saber que tem dinheiro para fazer festa, mas falta na hora de comprar remédio para a população”, afirmou Maria de Fátima Moreira, moradora de Barra de São João.

Na localidade de Rio Dourado o clima é de revolta com a administração comandada pelo prefeito Antonio Marcos Lemos. “Estamos largados, moço. Votamos num personagem interpretado por um vereador que anunciava mudanças e dias melhores para nós. Olha no que deu. Bastou ele virar prefeito para mostrar que o discurso não revelava a verdade”, dispara uma comerciante estabelecida perto do precário posto de saúde da localidade.

Prefeitura omite informação

No site da prefeitura de Casimiro de Abreu foi postada uma matéria sobre o encontro dos prefeitos das três cidades interessadas no funcionamento do Hospital de Barra de São João, mas em nenhum momento fala da decisão tomada pelo governo estadual de passar o controle da unidade para Cabo Frio. Com o título “Hospital de Barra de São João é tema de reunião entre prefeitos e secretário estadual de Saúde”, o texto fala que prefeitos e secretários de saúde de Casimiro de Abreu, Rio das Ostras e Cabo Frio se reuniram com o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes e que ficou definido que a unidade passará a funcionar como policlínica e reproduz uma fala do prefeito Antonio Marcos, destacando o “saldo positivo” da reunião.

“Foram importantes conquistas para os moradores de Barra de São João, Rio das Ostras e Cabo Frio. Com a inauguração da UPA, o perfil do atendimento do hospital será bem diferente já que o setor de emergência será transferido para o local. Nossa preocupação é oferecer a população um serviço de saúde eficiente. Vamos continuar buscando parcerias para melhorar cada vez mais a saúde da região”, afirmou Antônio Marcos, na matéria veiculada pelo site oficial.





0 comentários: