terça-feira, 8 de setembro de 2009

Onde estão as mudanças, Antonio Marcos?

Moradores de Casimiro de Abreu querem saber quando as coisas vão começar a melhorar.


Nessa quinta-feira, quando serão abertos os festejos pelos 150 anos de emancipação do município de Casimiro de Abreu - completados dia 15 - o prefeito Antonio Marcos Lemos estará cumprindo o 253º dia gestão, uma administração marcada por denúncia de irregularidades e pela falta de compromisso com o povo. Embora a prefeitura tenha preparado uma vasta programação pelo aniversário da cidade, lideranças comunitárias e comerciantes afirmam que “não existe nenhum motivo para comemorar, pois a cidade está completamente abandonada”.

“Elegemos um prefeito acreditando nas promessas de mudanças, apostando nas melhorias anunciadas e hoje percebemos que fomos enganados por Antonio Marcos, que antes, como vereador, fazia discursos em nossa defesa e hoje faz pior que o prefeito anterior. Onde está o nosso adicional de periculosidade que ele cobrava do prefeito Paulo Dames quando era vereador?”, indaga um agente da Guarda Municipal, revoltado com o baixo salário e com as péssimas condições de trabalho.

Com o guarda municipal faz coro uma funcionária do hospital municipal, que não recebe o adicional de insalubridade, mesmo trabalhando em setor de risco. “Achamos que Antonio Marcos teria o mesmo comportamento de antes. Agora vemos que ele faltou com a verdade o tempo todo. Pregava uma coisa e agora faz outra bem diferente”, desabafou a servidora, afirmando ainda que tem faltado até materiais básicos no dia-a-dia do hospital.

Um prefeito, duas palavras

Durante a campanha eleitoral Antonio Marcos prometia ser o melhor prefeito que Casimiro de Abreu já teve, mas ao contrário disso - embora ainda esteja iniciando o nono mês de sua gestão - dá sinais de que é um péssimo administrador que atua na contramão, ignorando tudo aquilo que propagava antes.

Para Rodrigo Bastos, que denunciou o uso de máquina e caminhões da prefeitura numa empresa ligada ao vereador Alessandro Macabu, o Alessandro Pezão, a impressão que se tem é de que Antônio Marcos ainda não sabe que é prefeito. Em entrevista ao programa Litoral Cidade, apresentado pelo radialista Daniel Teles na Rádio Litoral Rodrigo lembrou o posicionamento de Antonio Marcos como vereador, comparando com o comportamento do hoje prefeito.

“Não é possível que ele, como vereador achasse absurdo que os funcionários do setor de Saúde mão recebessem insalubridade e hoje, como prefeito não resolve o problema”, disse Barros, lembrando ainda que como vereador Antonio Marcos falava muito em preservar e qualificar os funcionários contratados, mas a primeira coisa que fez foi demitir esse pessoal.

Contratos sem licitação em favor de financiadores da campanha

Apesar de estar há menos de noves meses no governo, Antonio Marcos já acumula uma série de irregularidades, várias delas apresentadas ao Ministério Público, que está apurando as denúncias. “Antonio Marcos que começou muito mal, contratando várias empresas sem licitação. Fez contratos de mais de R$ 8 milhões por 180 dias, alegando emergência. Só que não existe contrato emergencial de 180 dias. Além autoriza por 90 dias. Ele fez isso para privilegiar os empresários que investiram na campanha dele. Foi uma troca de favores”, afirmou o vereador Alex Neves.

De acordo com o vereador, uma das principais irregularidades verificadas na gestão de Antonio Marcos é a falta de transparência nos atos administrativos, principalmente nos processos licitatórios. Ele lembra que o jornal oficial que publicou três editais de licitação só apareceu na cidade três dias após a abertura dos envelopes. “Estamos buscando junto ao Ministério Público a anulação desses atos. Pois está claro que o jornal oficial está sendo usado para esconder os editais de licitação”, concluiu o vereador.


0 comentários: