domingo, 5 de setembro de 2010

Começa a guerra em Valença

Protocolado na Justiça pedido de impugnação contra Álvaro Cabral

A coligação Compromisso com Valença, que reúne os partidos PP, PCdoB, PTB e PV em torno da candidatura de Luiz Fernando Graça à Prefeitura, apresentou a Justiça pedido de impugnação do registro de candidatura de Álvaro Cabral, representante da chapa Continua pela Vontade do Povo, formada pelo PR, DEM e PRB. De acordo com a petição protocolada na O juiz da 111ª Zona Eleitoral, Cabral, que governou o municio de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996, teve as contas reprovadas pelo Tribunal de Contas e que por isso não poderia ser candidato. Álvaro, que em 2008 disputou a Prefeitura e perdeu para Vicente Guedes por uma diferença de votos considerada pequena, ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Com eleição suplementar marcada para o dia 3 de outubro, por conta da cassação do prefeito Vicente Guedes, já vive uma acirrada disputa entre Cabral e Luiz Fernando, presidente da Câmara de Vereadores que assumiu a Prefeitura interinamente. Os partidários de Álvaro dizem que Luiz Fernando teria sido um dos responsáveis pelo fato de Guedes ter Said o de Rio das Flores para disputar e vencer em Valença e os aliados de Graça devolve dizendo que Cabral, quando foi prefeito deixou os servidores com três meses de salário atrasado, o que é justificado por Álvaro com a alegação de que na época fora prejudicado pelo governador Marcelo Alencar, que teria retido os repasses de ICMS devidos ao município.

Ex-prefeito quer voltar

Embora o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tenha julgado o mérito da ação que resultou na cassação de seu mandato, o ex-prefeito Vicente Guedes ainda acredita que pode voltar ao cargo, o que alguns advogados consideram praticamente impossível. Apontado como destruidor do patrimônio público, por ter ordenado a demolição do parque de eventos da cidade, avaliado pelo prefeito interino em R$ 10 milhões, Vicente, através de sua assessoria jurídica apresentou dois embargos de declaração no próprio TSE e propôs um último recurso no SupremoTribunal Federal (STF) e nele aposta todas as suas fichas.

Essa tentativa de retorno, entretanto, não parece preocupar as lideranças locais, comerciantes e moradores, que estão vendo a eleição suplementar como uma grande oportunidade de repararem o que consideram um “erro”, uma vez que elegeram um prefeito vindo de outro município apenas para disputar a Prefeitura.

“Foram dezoito meses de insatisfação. Em menos de dois anos esse prefeito conseguiu desagradar toda a população e ainda destruir nosso patrimônio. Vicente Guedes voltar? Deus nos livre disso”, diz o dono de um açougue revoltado com o fato de o ex-prefeito ter destruído o parque de eventos e entregue o serviço de abastecimento de água para a Cedae explorar.


0 comentários: