sábado, 24 de julho de 2010

Magé confirma licitação para transporte alternativo

“Nenhuma ameaça será forte o bastante para impedir a legalização do transporte alternativo de passageiros no município de Magé. Tem de prevalecer o princípio da legalidade”. A afirmação é do prefeito Rozan Gomes que confirmou para a próxima semana o envio do edital de licitação para as linhas que serão operadas por 70 kombis. A idéia é realizar a licitação no máximo em dois meses. A medida cumpre uma decisão da Justiça, que não quer ver nenhum veiculo não legalizado transportando passageiros.

A circulação de vans está proibida no município desde o último dia 9, quando entrou em vigor um decreto assinado pelo prefeito. Antes disso havia 300 veículos – 260 kombis e 40 vans – operando na cidade, o que, além de ferir a decisão da Justiça, prejudicava a empresa de ônibus Alfa Rodobus, que venceu o processo de licitação em 2008 para operar as linhas municipais e vem tendo prejuízo.

“A empresa de ônibus transporta os estudantes e os idosos, coisas que as kombis e vans não fazem. Há muito tempo vínhamos tentando legalizar as linhas de ônibus e não podermos permitir que vire bagunça de novo”, afirmou o prefeito.

Ameaças

Preparado pela Procuradoria Geral do Município, o edital é uma exigência da Justiça em processo movido em 2002 pelo Ministério Público. Segundo o secretário municipal de Transportes, Vander Ferreira Mattos Silva, as kombis vão circular apenas nas localidades pelas quais os ônibus não passam. Segundo ele, a empresa que opera as linhas municipais atua com 60 ônibus e já encomendou 20 novos veículos, sendo 10 com ar-condicionado.

Por conta da tensão gerada pela decisão de limitar o número de veículos no transporte alternativo, a Procuradoria decidiu encaminhar à Justiça um pedido de proteção para o prefeito e o secretário de Transportes. Vander afirmou que tem sofrido ameaças. “Venho sendo ameaçado e tirei minha família daqui. Hoje ando na fé de Deus”, afirmou Vander, que na última quinta-feira registrou uma ameaça que segundo ele foi feita pelo cabo da Polícia Militar Luís Carlos Burlani, do 34º BPM.



0 comentários: