domingo, 25 de julho de 2010

Estado promete fim de lixão ilegal em Saquarema

O “lixão” existente nas proximidades do Rio Bacaxá, em Saquarema, está com os dias contados. Pelo menos é o que garante o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), informando que o município está dentro do Pacto do Saneamento, lançado com a meta de acabar com os lixões e ampliar a coleta de esgoto de 25% para 80% da população fluminense em um prazo de 10 anos. Segundo o Inea, o pacto é composto por dois subprogramas: Rio + Limpo, de esgotamento sanitário; e Lixão Zero, da erradicação dos lixões.

Segundo a secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, com o Pacto do Saneamento todos os lixões irregulares do estado estarão definitivamente erradicados em três anos. Na área do lixo, informou, o governo estadual assinou convênios e entregou projetos de aterros sanitários que beneficiarão 41 cidades. De acordo com o Inea o aterro legal de Saquarema foi concluído junto com os de São Fidélis, Mangaratiba, Resende, Maricá e Vassouras, estando em fase de licenciamento ambiental e vão por fim ao descarte irregular de lixo.

O “lixão” desordenado que ocupa uma grande extensão numa área de mata atlântica nativa, junto ao Rio Bacaxá, no bairro Rio de Areia vem causando problemas ambientais e revoltando a população. Conforme o blog já revelou, o rio vem sendo transformado em depósito de pneus velhos e num lago de chorume, líquido venenoso que vaza do lixo depositado na área. Tanto quanto o fim do “lixão”, os moradores querem a recuperação do rio que dá nome ao maior bairro do município.

“O Rio Bacaxá tem grande importância para o município. Ele dá nome ao maior bairro da cidade e em contra partida a Prefeitura está permitindo que se torne um cemitério de pneus e um lago de chorume vindo do lixão, que também está contaminando todo lençol freático”, constata o morador Flávio Pereira, um dos muitos soldados na trincheira instalada em Saquarema contra o “lixão” desordenado do bairro Rio de Areia.

O governo estadual garante que está atento aos problemas ambientais como um todo e que os apelos dos moradores de Saquarema serão atendidos.


0 comentários: