sexta-feira, 9 de julho de 2010

Magé disputa empresas do pólo petroquímico

De olho nos investimentos que serão atraídos pelo arco metropolitano, via que ligará o Complexo Petroquímico de Itaboraí ao Porto de Sepetiba, o prefeito de Magé, Rozan Gomes está estruturando o município para facilitar a instalação de empresas. Um dos objetivos do prefeito é trazer para Magé a área de tancagem da nova refinaria da Petrobras, o que, além de receita, ampliará o mercado de trabalho. Ele espera a cidade conquiste pelo menos cinco mil novos postos de trabalho diretos e outros milhares indiretos.

“Estamos visando o futuro. Cuidamos do hoje para termos um amanhã melhor. Temos áreas disponíveis para sediar grandes empresas e no que depender da Prefeitura estaremos facilitando a legalização desses empreendimentos”, afirmou.

Há dez meses no cargo, Rozan vem facilitando o tramite processual para abertura de novas empresas na cidade. Boa parte das exigências pode ser cumprida via internet. No mês passado foi inaugurada a Casa do Empreendedor Irineu Evangelista de Souza - Barão de Mauá, que vai atender e orientar os empresários locais e os interessados em abrir um negócio na cidade. “O que estamos fazendo é criar um ambiente propício ao desenvolvimento. Nossa proposta visa desburocratização”, completou o prefeito.

Alvará em 48 horas

Segundo Rozan Gomes, hoje é possível a emissão de um alvará de localização em até 48 horas, documento que chegava a demorar até seis meses para ser liberado, dependendo do ramo de atuação da empresa. “Em dezembro foi aprovada uma lei municipal criando o alvará simples. Já liberamos este ano mais de 700 alvarás e estamos buscando garantir incentivos fiscais para atrair cada vez mais investimentos”, concluiu o prefeito.

Com mais de 300 mil habitantes, Magé tem 444 anos de fundação e é o berço da indústria têxtil no Brasil. No final do século 19 foi instalada em Santo Aleixo, localidade que já foi um importante pólo econômico, a primeira fábrica de tecidos da América do Sul, implantada pelo empreendedor alemão Adam Blummer. Ao longo dos anos, entretanto, Magé vem sofrendo com o esvaziamento econômico, realidade que Rozan quer mudar.



0 comentários: