sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Uma casa cheia de “lobos maus”

O pior que pode acontecer em um relacionamento, qualquer que seja ele, é a perda da confiança. Quando isso acontece, não há mais o que fazer. Entre a Prefeitura de Nova Iguaçu e a Câmara essa relação nunca existiu. Entre a Câmara e a Imprensa a relação está abalada há muito tempo e só piora. Entre o povo e os vereadores é a pior possível. Só quem acredita nos vereadores são aqueles que, de uma maneira ou de outra, recebem algum benefício deles. Do contrário, ninguém mais acredita que os vereadores possam fazer alguma coisa que seja do interesse comum. Portanto, confiança é uma palavra riscada do dicionário.

Abro um parêntese para contar uma história que ilustra bem esse momento que vivemos em Nova Iguaçu. Quando era criança minha mãe contava a história do menino que sempre gritava que estava sendo atacado por um lobo. Quando as pessoas corriam para ajudá-lo, percebiam que era mentira. Com o tempo, ninguém mais acreditava no menino, que morava próximo à uma floresta infestada de lobos. Um dia, ele realmente foi atacado e morreu porque ninguém acreditou.

Nesse momento, os vereadores gritam “socorro é o lobo”, mas ainda não dá para saber se é verdade. Eles dizem que o prefeito quer diminuir ainda mais os cargos nos postos de Saúde e que não vão permitir, que isso, aquilo, blá, blá, blá. Falam até em abrir CPI. Que o prefeito pode tomar uma atitude como essa não há dúvida. Lindberg pouco se importa com a Saúde do povo de Nova Iguaçu. Mas, por outro lado, ninguém acredita que os vereadores estão realmente interessados em ajudar a população. O que parece é que eles vão perder algumas vantagens e não querem correr esse risco.

O problema é que quem está sendo “comido” é o povo. Quem morre por falta de atendimento, é o povo. Se esse histórico se repetir, o que vai acontecer nos próximo dias é um acordo entre o prefeito e os vereadores e a população vai continuar sendo devorada por um mal que atinge todo o Brasil: a corrupção.



0 comentários: