sábado, 15 de agosto de 2009

Eles também são responsáveis

Acompanho as ações na Câmara de Vereadores de Nova Iguaçu há muito tempo e a postura dos vereadores sempre foi de aceitar tudo que vem do governo Lindberg Farias. Na gestão passada, eles tiveram a chance de afastar o prefeito logo nos primeiros seis meses de governo quando as irregularidades eram enormes. Optaram por negociar o que levou à população mais pobre de Nova Iguaçu a enfrentar sérios problemas.

A omissão do grupo de vereadores da época, em que se inclui o atual presidente Marcos Fernandes, ajudou a fechar a Associação de Caridade Hospital Iguaçu para atendimento pelo SUS, a perder a clínica de doentes renais Dom Bosco, a ver os pacientes de hemodiálise terem que se descolar até Jacarepaguá para receber atendimento. Grávidas perderam seus filhos por não ter onde fazer pré-natal nem maternidades apropriadas. Cinco pessoas morreram de dengue em função da falta de combate e do mal atendimento nas unidades de Saúde.

Os vereadores ajudaram a fechar uma casa abrigo para menores vítimas de violência sem ao menos ler o projeto. Os mesmos vereadores se calaram enquanto o Hospital da Posse era praticamente destruído. Se calaram quando pessoas portadoras de doenças crônicas morreram por falta de medicamento. Se calaram quando laboratórios e clínicas fecharam por falta de pagamento. O grupo atual entrou negando o orçamento que Lindberg queria, falando na independência dos poderes, mas aceitou os cargos oferecidos e mais uma vez se calou.

Quando Lindberg passou a demitir os ocupantes de cargos comissionados ligados a eles, cortou salários de apadrinhados e deu as costas para Câmara, eles, de repente, como passe de mágica, convocam técnicos da Saúde para audiência pública. Esse grupo não engana mais ninguém. Sabemos onde querem chegar. Sabemos que basta o prefeito abanar com mais cargos e mordomias que eles voltam a esquecer o direito do povo.

O que se viu na Câmara na última quarta-feira foi mais um teatro. Logo, os depoimentos estarão esquecidos e eles vão voltar a pose de bons moços e defensores da moralidade. Tenho vergonha desse grupo, mas sei que seus futuros políticos estão comprometidos. Com certeza, com a saída de Lindberg muita coisa vai mudar e esse grupo pode perder a pose.



0 comentários: