terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Tudo o que o mestre mandar...

Movida a cargos e favores, tropa de choque de Lindberg impede ações

fiscalizadoras em Nova Iguaçu

A Companhia de Desenvolvimento de Nova Iguaçu (Codeni), empresa de capital misto controlada pela prefeitura, acumula cerca de 25 mil ações trabalhistas, tem vários títulos protestados em cartório e uma dívida estimada em pelo menos R$ 5 milhões, mas fiscalizá-la tornou-se impossível, pois toda iniciativa é barrada por um grupo de 11 vereadores que integram a bancada de sustentação do prefeito Lindberg Farias, cuja gestão, atolou o município num imenso buraco chamado caos, com débitos totais que podem chegar a R$ 600 milhões.

Na semana passada o grupo – formado pelos vereadores Alexandre José Adriano, o Xandrinho; Carlos Eduardo Moreira da Silva, o Carlinhos Presidente; Daniel Eduardo da Silva, o Daniel da Padaria; Fernando Celso de Lima Almawy, o Fernando Nagi; Fernando Bernardes Carvalhal, o Fernandinho Moquetá; Jorge Marotte Corrêa, o Marotte; Marcos Aurélio Rocha da Costa, o Marcos Rocha; Maria Nicolasina Wienen Guimarães, a Nicolasina Acarisi; Vilma de Freitas Pereira, a Vilma Aguazul; Wellington Leite Pires, o Pastor Wellington e Sebastião Wagner Berriel, o Berriel – reprovou um requerimento apresentado pelo vereador Thiago Portela, para que o prefeito informasse à Câmara sobre a situação da Codeni, deixando claro que o bloco de sustentação do prefeito é contra qualquer tipo de fiscalização dos atos do governo.

“Tentei pelo meio mais prático, mas a maioria dos vereadores não quer essa fiscalização. Dessa forma terei de recorrer a Justiça para conseguir exercer uma prerrogativa do mandato, que é fiscalizar as ações do Poder Executivo”, afirmou o vereador Thiago Portela.


Omissão em troca de cargos


Movido por cargos e favores do governo, o grupo que sustenta o prefeito Lindberg Farias na Câmara vive do controle sobre postos de saúde e escolas, indicando diretores das unidades que acabam sendo confundidas por esses vereadores como propriedade particular. Alexandre José Adriano, o Xandrinho, por exemplo, se acha dono do Centro de Saúde Vasco Barcelos, unidade que já foi referência no tratamento de várias doenças e hoje tem sérios problemas, inclusive falta de médicos e medicamentos.

O vereador Daniel da Padaria controla as unidades de saúde de Santa Rita e Corumbá, Carlinhos Presidente os postos de Figueira e Miguel Couto enquanto o suplente Sebastião Berriel tomou da vereadora Rosangela Gomes, hoje no bloco de oposição, o comando da unidade do Parque Flora. Além do controle de postos e escolas, os vereadores tem vários cargos no governo.






0 comentários: