quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Na marra não, prefeito

Alguém precisa dizer ao prefeito de Belford Roxo, Alcides Rolim (PT) e aos membros da Câmara de Vereadores, que o povo merece respeito e que eles não podem usar um leizinha particular para fazerem o que bem entenderem. Esse golpe que Rolim preparou, mandando um projeto de lei à Câmara tirando - como se tivesse poder para isso - o bairro de Miguel Couto de Nova Iguaçu e inserindo-o em seu município, parece coisa de maluco.

Quem disse ao prefeito que ele pode fazer isso? E quem esses vereadores pensam que são para aprovarem um absurdo desses? Se a moda pega Cabo Frio vai querer partes de Búzios e Arraial do Cabo de volta, Casimiro de Abreu fará uma lei municipal para tomar um pedaço de Rio das Ostras e Macaé vai se achar no direito de recuperar o que perdeu com a emancipação de Quissamã.

Na verdade, Rolim - apontado como o pior prefeito eleito na Baixada Fluminense em 2008 - está querendo é grana, de olho na arrecadação de Miguel Couto e não no bem dos cerca de 40 mil habitantes do bairro, que tem 16 mil eleitores e gera uma receita de R$ 30 milhões por ano. A cidade “governada” por Alcides Rolim é horrível. Está imunda e esburacada. O trânsito é uma bagunça danada e tem uma guarda municipal abusada, metida a polícia, que em vez de trabalhar para evitar o caos fica querendo fazer blitz, como se tivesse autoridade para isso.

Rolim alega que está cumprindo uma decisão judicial para fazer prevalecer uma lei estadual aprovada em 1993, passando o território de Miguel Couto para Belford Roso. Isso não aconteceu na época porque os prefeitos Altamir Gomes (Nova Iguaçu) e Jorge Júlio Costa dos Santos, o Joca (Belford Roxo) optaram por respeitar a vontade dos moradores de Miguel Couto, que não queriam a mudança. Rolim precisa entender que sua lei particular não tem valor algum e que quem tem que decidir isso é a Assembleia Legislativa. Não o Poder Judiciário e muito menos o IBGE.

Rolim precisa é tomar conta do seu próprio quintal. Para mim, particularmente, tanto faz se Miguel Couto for para o controle de Belford Roxo ou continuar em Nova Iguaçu. Não moro naquela localidade nem perdi nada por lá. O que defendo é o preceito legal e essa leizinha feita por um prefeito que não cuida da cidade e aprovada por uma Câmara que deixa de fazer o que deve para ficar inventando moda, é inconstitucional e deverá ser derrubada.

A emancipação de Belford Roxo - que pertencia a Nova Iguaçu - foi decidida em plebiscito e dele os eleitores de Miguel Couto não participaram. A autonomia do então distrito foi definida por lei estadual, conforme determina a Constituição Federal e não será um instrumento municipal que irá alterar o território.

Esse é o tamanho da verdade, goste o prefeito ou não.



0 comentários: