sexta-feira, 14 de março de 2008

Prefeitura de Nova Iguaçu pode ter pago 16 vezes mais que os valores de mercado

CPI da ONGs, em Brasília, está investigando o caso

A Prefeitura Municipal de Nova Iguaçu pode ficar no “olho do furação” da CPI das ONGs, que acontece no Congresso Nacional. O envolvimento do Município com a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), através de contratos para consultorias, poderá ganhar mais projeções nas páginas policiais dos grandes veículos de comunicação. Segundo promotores que investigam a relação da Finatec com diversas prefeituras administradas por petistas, coloca sob suspeita que a fundação cobrava 16 vezes mais que os valores praticados no mercado.

As consultorias contratadas pela Prefeitura de Nova Iguaçu não estão restritas apenas à Finatec, onde o seu consultor Henrique Johnson Buarque acabou ocupando o cargo de secretário municipal e que agora está cotado para deixar a pasta. Outra entidade, a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade), também celebrou contrato com a Prefeitura de Nova Iguaçu na ordem de R$ 3,5 milhões, fato que também está sendo apurado pela CPI das ONGs e pelo MPF. O contrato inicial com a Fade era de pouco mais de R$ 2 milhões, mas ganhou aditivos que elevaram seu valor.

Não são apenas essas instituições que mantém contratos - considerados suspeitos por alguns vereadores - com a Prefeitura de Nova Iguaçu. Logo no seu primeiro ano como prefeito da cidade, Lindberg Farias (PT) contratou o arquiteto Sérgio Magalhães, conhecido por ser o autor do programa Favela-Bairro na cidade do Rio de Janeiro. Além de Sérgio Magalhães, diversos escritórios de arquitetura também foram contratados pelo município que, para fazer uma simples reforma em uma passagem subterrânea na linha ferras, demorou aproximadamente um ano.

A farra de contratos também envolve cooperativas que são usadas para abrigar, de forma anônima, a contratação de pessoas que estão sob suspeita de sequer conhecerem a cidade de Nova Iguaçu. A festa da administração municipal iguaçuana em contratos com ONGs e fundações também envolve o grupo “Nós do Morro”, que chegou na cidade de Nova Iguaçu para “ensinar” aos iguaçuanos como fazer arte.


0 comentários: