sexta-feira, 7 de março de 2008

O Rei está nu

Muitas pessoas conhecem a história do Rei que contratou caríssimos costureiros para fazer suas roupas e foi enganado pelo orgulho. Os dois não fizeram a roupa e disseram para ele que as vestes eram lindas e o fizeram acreditar que vestia uma roupa especial que só podia ser vista por quem fosse muito inteligente e astuto. Movido pelo orgulho o rei fez de conta que via a roupa imaginária e saiu assim pela cidade. Os súditos, sem coragem de dizer a verdade, o aplaudiam. Apenas uma criança teve a sinceridade de dizer: "O Rei está nu". Só depois disso todos gritaram a verdade que o rei não queria enxergar: ele estava nu.

Pois bem, nossos reis também estão nus e pouca gente tem coragem de dizer. Apenas alguns segmentos da Imprensa arriscam jogar para o público a grande verdade. Muitos ainda tentam remendar os vestidos do rei (afinal ele é lindo), mas esses remendos duram muito pouco e logo o rei volta a ficar "com as vergonhas expostas", como diziam os portugueses. No que diz respeito a Nova Iguaçu, a história não é diferente. Pessoas ligadas ao governo teimam em dizer que não existem processos, que está tudo bem, que as verbas do governo federal chegaram e que vivemos em um paraíso.

Por isso, resolvi fazer uma relação dos processos de improbidade que correm na área civil do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias. A Super Nova, Mídia e Comunicação que fez sua campanha para prefeito, está sem receber cerca de R$ 2 milhões do trabalho que realizou na campanha. Além disso, o Ministério Público moveu uma ação contra o governo porque a empresa foi contratada sem licitação. DS Publicidade, uma dissidência da Monte Castelo que fazia a comunicação do prefeito também foi contratada sem licitação. Mais um processo. Nutrimed, empresa contratada para fornecimento de merenda, adivinha: sem licitação.

O governo resolveu repassar verba para o Nova Iguaçu Futebol Clube sem aparo legal. Mais um. Mesmo sem vice-prefeito (Itamar Serpa renunciou ao cargo logo no início para sentar na cadeira de deputado federal), Lindberg contratou uma pessoa para ser chefe de gabinete do vice-prefeito. Logo nos primeiros seis meses de governo o Ministério Público descobriu uma fraude inédita. O grupo de Lindberg tinha matriculado na escola pública alunos que efetivamente estudavam na escola particular com Bolsa paga pelo Fundef. Por conta disso o prefeito está com os bens indisponíveis. Outro pepino é a lei 709, de Planos e Cargos, que ele teima em não cumprir.

Todos esses processos podem deixar o prefeito, e alguns membros de sua equipe, inelegíveis. Existem ainda 38 inquéritos e procedimentos no MP, um deles inclui Formação de Quadrilha e arrola muita gente além do próprio "rei". Tudo que foi escrito aqui é fácil de ser provado. Fiz questão de descrever alguns dos problemas desse governo para que os grupos que o defende procurem outros argumentos. Negar toda essa lama já ficou ridículo. Portanto, alguém precisa gritar para o nosso reizinho: "ei, você está nu. Vá depressa vestir uma roupa, de preferência, bem longe daqui".






0 comentários: