domingo, 23 de março de 2008

Ainda sobre a demissão de Henrique Johnson

Prezado Elizeu,

Acabo de ler a carta renúncia do ex-secretário de Saúde do Município de Nova Iguaçu Henrique Jhonson Buarque. Sem demagogia, mas motivado pelo espírito de justiça e de solidariedade, eu gostaria de lembrar que:

1 - O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma instituição de ensino superior ligada a Força Aérea Brasileira e seu vestibular é reconhecido nacionalmente como um dos mais difíceis deste país. Por ano são convocados cerca de 150 novos alunos dentre um universo de mais de 8000.Como se não bastasse, eu poderia utilizar como base para fundamentar minha explanação, a carga horária, o sistema de avaliação e a disciplina extremamente rigorosa na qual esses alunos são submetidos. A comunidade Iteana possui um código de HONRA e de ÉTICA conhecido desde os primeiros anos de sua existência, este código é denominado "DC" e consiste em fazer o que é certo simplesmente por ser certo, não porque alguém está fiscalizando.

2 - O Sr. Henrique Jhonson, citado inúmeras vezes por este blog, possui além de suas inúmeras especializações, formação ITEANA. Em outras palavras, segue em sua vida diária os aspectos definidos e citados pelo Código de Disciplina Consciente. Este fato é comprovado pela digníssima carta publicada no dia de hoje e também pelos resultados positivos, adquiridos em mais de uma dezena de Projetos de Modernização da Administração Pública nos quais coordenou e participou. Ao longo desses trabalhos sua marca sempre presente foi a ética, a transparência e a justiça.

3 - Como ITEANO aprendeu a trabalhar lado a lado com os números. E foi através deles que promoveu em seus 46 dias como Secretário de Saúde do Município de Nova Iguaçu o controle efetivo dos gastos desta secretaria. Desenvolveu de fato o serviço de saúde e planejou as atividades que garantiriam ao povo Iguaçuano o acesso a uma vida mais digna e saudável.

4 - Como Homem aprendeu desde cedo a importância da fraternidade. Dono de um coração grandioso, constantemente vivia o dilema da razão e da emoção. A emoção dos números que apontavam melhorias significativas nesta Secretaria. A emoção de levar a felicidade ao povo desta cidade através dos serviços básicos de saúde (um dever não uma opção). A emoção ao trabalhar com sua equipe em prol da população. A razão de renunciar.

5 - Este com certeza gostaria de ser lembrado como aquele que fez o que era preciso. Gostaria de esquecer que a imprensa deixou de lado o fato de Henrique Jhonson ser mais do que um Secretário de Saúde, um consultor ou um técnico capacitado. Henrique Jhonson, assim como aqueles que renunciaram junto com ele, são seres humanos, e possuem acima de tudo família e amigos.

6 - Por fim, lembro aos leitores e ao jornalista que nos cede tão estimado espaço, que o leitor de São José dos Campos que inúmeras vezes acessava o BLOG, e que nunca postou qualquer comentário ou e-mail, era simplesmente o Filho do Braço Direito do Sr. Henrique Jhonson Buarque. Sobre este é desnecessário comentar. As palavras daqueles que trabalham nesta Secretaria e que já se sensibilizaram pela causa, resumem o prestígio e o respeito que lhe é de fato merecido. Além disso, confesso que fiquei extremamente orgulhoso com a decisão tomada e com a carta de renuncia apresentada tanto pelo meu pai como pelo Sr. Henrique Jhonson. Como filho e como Consultor Trainee, recebi a prova na qual precisava para continuar minha trajetória em busca de uma Administração Pública digna e justa.

Agradeço mais uma vez a atenção. Me despeço na esperança de que o conteúdo deste e-mail será de fato publicado.

Um forte abraço

Giovani Fracchia Martins

Consultor de Administração Pública






0 comentários: