sábado, 29 de março de 2008

Começou o Fórum Mundial da Enganação

Quem passa pelo centro de Nova Iguaçu pode ver as novas pinturas na Via Light. Fazem bem para os olhos mas também causam um sentimento de indignação para quem sabe o que acontece hoje nos bastidores da política iguaçuana. É como pintar a casa por fora e não ter cama para dormir depois de um dia de trabalho. A pintura foi feita para o Fórum Mundial de Educação que se realiza pela segunda vez na cidade. É a típica maquiagem, velha conhecida dos políticos velhos e dos novos sem competência para fazer uma cidade verdadeiramente melhor.

Mas, a maquiagem não é o pior desse cenário. Por trás dele existe muito mais sujeira. Nova Iguaçu possui um Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e cinco conselhos tutelares: Vila de Cava, Morro Agudo, Cabuçu, centro e Austin. Três deles já foram despejados por falta de pagamento no aluguel do imóvel. Os conselheiros também não possuem veículo e alguns nem papel para anotar as denúncias. Semana passada estiveram com o promotor da Vara da Infância e Juventude e com o prefeito Lindberg Farias que fez um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).

No TAC, Lindberg promete melhorar as condições dos conselhos, diz entender a falta de paciência dos conselheiros mas garante atitudes mais firmes. Esse termo de Ajuste dá prazo de 90 dias para o prefeito "se enquadrar". A maioria dos conselheiros acredita que Lindberg vai apenas ganhar tempo e voltar a cometer os mesmos erros. Afinal, eles já viram esse filme outras vezes. Esse é um fato que, com certeza, não será retratado no Fórum Mundial. A temática será, mais uma vez, o programa Bairro Escola, que já não consegue enganar o Iguaçuano. Se tornou mais um cenário, assim como a pintura na Via Light, para quem vem de fora.

Portanto, chegamos a conclusão que se trata de um governo de cenários, de fachada, desde a aparência do prefeito até o seu programa mais importante. Se olharmos de perto vamos ver que nada é real. Tudo é fictício e imaginário, assim como aquele velho sonho de mudança, de saída dos coronéis da cidade. Na verdade, atiramos em um cara pintada e acertamos em um coronel, sem quartel e sem projetos, mas com muita imaginação. Então, me lembro da frase de Luther Quing: "O que me assusta não é o grito dos maus, mas o silêncio dos bons".






0 comentários: