domingo, 23 de março de 2008

E o secretário falou...

Acabo de receber um e-mail do ex-consultor da Finatec em Nova Iguaçu e agora também ex-secretário municipal de Saúde, Henrique Johnson, com informações que, espero, sirvam para esclarecer alguns pontos aqui analisados por este jornalista.

Caro Elizeu

1. Em primeiro lugar gostaria de esclarecer que nunca fui convidado a sair da Prefeitura durante o período que prestei serviço a Prefeitura. Ao contrário do que você afirma, sempre me foi solicitado, pelo próprio Prefeito Lindberg Farias minha permanência na cidade para continuar a colocar meus conhecimentos sobre gestão pública a serviço da Prefeitura.

2. A FINATEC é uma fundação muito séria e competente e tenho muito orgulho de ter sido funcionário celetista desta conceituada fundação ligada a Universidade de Brasília.

3. O contrato da Prefeitura de Nova Iguaçu com a FINATEC foi feito diretamente com a fundação sem interferência de terceiros. Em Nova Iguaçu só prestaram serviços funcionários da celetista da fundação. Em nenhum momento uma empresa terceira prestou serviço pela FINATEC. Abaixo coloco o escopo e os produtos produzidos por minha equipe nos 9 (nove) meses que prestamos serviços a Prefeitura:

· Qual o objetivo da contratação da Finatec?

Desenvolvimento do projeto do Novo Modelo de Gestão da Prefeitura do Município de Nova Iguaçu.

· Quantos contratos a prefeitura tem com a Finatec?

Foi um único encerado em dezembro de 2005

· Quais os valores dos contratos?

R$1.200.000,00

· O que justifica a dispensa de licitação?

De acordo com o art.24, inciso XIII da Lei 8.666/93.

· Qual foi o critério para a escolha da Finatec para fazer esse trabalho?

A contratação da Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos - Finatec, instituída no âmbito da Universidade de Brasília, foi qualificada como uma Organização de soluções e resultados nos campos do desenvolvimento Institucional, Científico e Tecnológico, e de transferência de tecnologia, pesquisa e Pós-Graduação.

· Havia já uma experiência que respaldasse a contratação da Finatec para o trabalho?

No campo das Organizações em geral e, especificamente, no setor público, a FINATEC vem desenvolvendo diversos projetos que tem por único objetivo o desenvolvimento institucional dessas Estruturas. Nesse sentido, seja nas organizações em que atua diretamente, seja nos seus laboratórios internos de desenvolvimento, a FINATEC e seus profissionais vêm desenvolvendo, dia após dia, metodologias mais avançadas, capazes de elevar os níveis de qualidade, produtividade e confiabilidade dos produtos e serviços ofertados pelas instituições. Conseqüentemente, e em última análise, então, vem criando e aprimorando métodos capazes de potencializar os níveis de eficácia das organizações, a partir de conceitos, instrumentos e metodologias de ponta no campo da administração.

· Qual foi o resultado do trabalho da Finatec?

O Trabalho foi concluído gerando os seguintes produtos:

1. Estudo, análise e Constituição do Modelo de Gestão do Governo

Foi produzido coletivamente, com as estruturas organizacionais do governo, o modelo de gestão, os planos de trabalho, a estruturação dos comitês gestores e, por conseqüência, a estruturação das grandes definições estratégicas centrais do governo para os anos de 2006 a 2009 e seu conjunto de indicadores de mensuração da performance requerida.

2. Estudo e Elaboração das Definições Estratégicas das Secretarias e Demais Estruturas Organizacionais

Foi produzido uma nova Estrutura Organizacional, à luz das definições estratégicas do Governo, das Secretarias.

3. Implementação do Sistema de Informações Gerenciais

Foi produzida a estruturação do sistema de informações da Prefeitura, das Secretarias e demais estruturas organizacionais, com a constituição e o suporte de uma ferramenta informatizada específica na Internet. Dessa forma, as informações foram disponibilizadas de forma mais padronizada, transparente, ágil e com mais confiabilidade, facilitando o processo de tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos. A arquitetura do sistema de gerenciamento foi estruturada em paralelo a constituição do plano de trabalho.

4. Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação (PETI)

Foi produzido um diagnóstico da área que está responsável pela gestão dos recursos computacionais, englobando sistemas corporativos, softwares aplicativos, bancos de dados, acesso a Internet, rede de dados, equipamentos servidores, treinamento, contratos de prestação de serviço, licitações e insumos básicos de informática.

Foi desenvolvido um planejamento de informática das diversas estruturas organizacionais da Prefeitura realizado um inventário do uso da Tecnologia da Informação em todas as áreas da Prefeitura.

Classificaram os sistemas utilizados na prefeitura em três níveis:

Ø Nível operacional: sistemas operacionais, aplicativos de uso individual, softwares para gerenciamento dos insumos de informática e ferramentas para desenvolvimento técnico de aplicativos.

Ø Nível tático: Sistemas que possibilitam a entrada e extração de dados e informações das funções básicas da gestão pública (Orçamento, Controladoria, Pessoal, Compras, etc.).

Ø Nível estratégico: Portais na Internet / intranet, sistema de apoio à decisão, sistemas de informação gerenciais, datawarehouse, gestão do conhecimento, etc.

5. Mapeamento e Redesenho de Processos de Trabalho

Foram produzidos fluxos otimizados dos processos-chave prioritários visando definir novos procedimento com vista a melhor dividir as funções e atividades organizacionais, com o objetivo de garantir maior racionalidade, qualidade, produtividade, agilidade, confiabilidade e menores custos na realização das atividades, com vistas a ampliar a satisfação dos usuários e contribuintes da Prefeitura.

Espero que isso esclareça a seu público o valor que teve para a Cidade de Nova Iguaçu o resultado do trabalho realizado pela equipe da FINATEC a Prefeitura em 2005.

Abraços

Henrique Johnson




0 comentários: