sábado, 20 de março de 2010

Falta de Respeito

A falta de respeito sempre foi uma marca do governo Lindberg Farias. Não é segredo para ninguém a forma como secretários desse governo tratam o contribuinte. Além dele,outros segmentos da sociedade iguaçuana também são desrespeitados. O movimento popular foi achatado, a coordenadoria de mulheres deixada de lado e os conselhos são mecanismos totalmente obsoletos para esse governo que se esconde atrás do jargão de Direita. O secretário de Saúde, Marcos Souza, convocou o conselho para comunicar que o Hospital da Posse passará a ser gerenciado por uma ONG sob a tutela do governo do estado.

No entanto, Marcos sequer disse o nome da tal ONG ou como será o processo. Disse apenas que o prefeito vai publicar um decreto nos próximos dias e que o município não tem como manter o hospital, por isso, precisa fazer o repasse para o estado. Os conselheiros não engoliram a história e prometem entrar na Justiça. Essa não é a primeira vez que o governo Lindberg tenta essa manobra. No terceiro ano do seu primeiro mandato ele chegou a conversar com Sergio Cabral sobre o assunto. O estado não aceitou a proposta em função da enorme dívida que o hospital contraiu nessa gestão desastrosa.

Quando fez o contrato com a FioCruz constava nos termos que o Hospital seria preparado para a transição. Mesmo assim, os conselheiros ficaram de fora do processo e ninguém sabe direito o que foi ou não foi feito durante esse tempo. Agora, quando o prefeito acena com a possibilidade de deixar o governo, aparece com essa sugestão. Talvez, fosse melhor para a população que o gerenciamento passasse mesmo para o estado. Mas, por que colocar essa ONG que ninguém sabe direito de onde saiu. Parece mais um golpe para deixar o pepino para Sheila Gama.

A verdade é que o conselho foi sempre tratado á margem do processo. Alguns conselheiros foram coptados para o lado do governo e a população foi diretamente prejudicada. A falta de respeito que permeou todo o governo Lindberg, pelo jeito, vai continuar até o seu final. Fica a torcida para que alguma coisa melhore e a cidade possa voltar ao seu curso natural depois da provável saída de Lindberg. A nós, só resta cruzar os dedos e torcer para que isso aconteça o mais rápido possível.


0 comentários: