sexta-feira, 11 de abril de 2008

Vergonha

Mais uma visita do governador Sergio Cabral a Nova Iguaçu deu o norte da campanha para prefeito na cidade. A ministra da mulher, Nilceia Freire, precisou pedir para "não ser agredida" em sua fala diante da voracidade dos grupos que acompanhavam o deputado federal Nelson Bornier e o prefeito Lindberg Farias. O fato aconteceu na inauguração do Centro Integrado de Atendimento a Mulher (Ciam) no bairro da Luz. Os dois grupos praticamente não deixaram as autoridades falar vaiando e aplaudindo Lindberg e Bornier.

Ouvi de pessoas comuns que passavam pelo local na hora a frase que me acompanha até agora: "que bagunça, o que está acontecendo aqui?" perguntavam sem acreditar no que viam. A ministra tentava falar, o prefeito tentava falar e o deputado tentava falar e não conseguiam. Os grupos tomaram o evento de assalto e demonstraram que não sabem conviver com a Democracia. Foi do governador Sergio Cabral que tivemos que ouvir: "a base da Democracia é o direito do contraditório. Os dois lados têm o direito de se manifestarem". Precisou o governador vir a Nova Iguaçu para dizer que precisamos respeitar o outro, enfim, o princípio da Educação que deveríamos ter aprendido em casa.

O pior é que, mais uma vez, estavam ali funcionários da Prefeitura em horário de trabalho. Guardas de endemias que deveriam estar combatendo a dengue. Lideranças de partidos ligados ao governo que parecem usar o cargo comissionado apenas para vaiar o deputado federal Nelson Bornier. De outro lado, o pessoal do deputado, em número bem menor, tentou enfrentar a tropa de choque de Lindberg e se não fosse pela intervenção do governador a situação poderia ter ficado muito pior.

Pelo jeito, esse será o norte da campanha para prefeito. Não é a primeira vez que as tropas se enfrentam. Na primeira, a de Lindberg abafou por completo a de Bornier, agora, o pessoal do deputado parecia mais organizado. Fico me perguntando como será a terceira e o enfrentamento daqui para a frente. Meu sentimento continua sendo de vergonha. Não vergonha de ser iguaçuana, isso nunca, vergonha de ver lideranças participarem de um espetáculo como esse que não leva a nada, nem ao voto. Só posso dizer o seguinte para a população: escondam as crianças, a campanha começou!






0 comentários: