segunda-feira, 21 de abril de 2008

É muita cara-de-pau

Li, no domingo, no Globo, uma declaração do prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), que externa toda a sua falta de intimidade com a verdade. Com a maior cara-de-pau do mundo ele afirmou - para justificar a contratação, sem licitação, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Federal de Pernambuco (Fade) -, que o fez porque nas administrações anteriores aconteciam várias fraudes na folha de pagamento e que essa tal de Fade, investigada pelo Ministério Público Federal, ao informatizar o serviço, acabou com isso. Mentira. O Ministério Público do Rio de Janeiro investiga um rombo e tanto na folha de pagamento da Prefeitura iguaçuana e isso não é de governos anteriores, mas sim da administração lindberguiana.

Vamos ao fato, então responsável pela folha de pagamento da Prefeitura, a secretária-adjunta de Administração, Lígia Cristina Queiroz, numa gravação em poder da promotoria, assume uma série de irregularidades cometidas por sua equipe, segundo ela, a pedido do então secretário de Governo, Fausto Severo Trindade. Ela afirmou que tinha de liberar salários para cerca de 700 pessoas que não trabalhavam. Na gravação Lígia deixa claro que a folha era realmente fraudada, mas pela atual gestão, que a inchou com “fantasmas” de todos os tipos e tamanhos. Como Ligia até hoje não foi contestada pelo governo, supõe-se que tudo ela falou seja verdade.

Essa tal de Fade, que tem contratos com vários municípios governados pelo PT teve dois contratos com a Prefeitura de Nova Iguaçu, ambos assinados sem licitação. No primeiro, com validade de um ano, a instituição recebeu, em 2005, R$ 1,362 milhão. O segundo foi assinado em 2006, com duração de cinco meses, no valor total de R$ 2,6 milhões.

Em sua declaração Lindberg afirmou: “A folha de pagamento, que antes era terceirizada e feita fora da Prefeitura manualmente, hoje é informatizada e confeccionada dentro da Prefeitura evitando fraudes nos benefícios dos servidores. As fraudes eram muito comuns nos governos anteriores.”

Diante disso só me resta perguntar: Quem nomeou Lígia Cristina Esteves, Fausto Severo Trindade, Eduardo Gianete, Francisco José de Souza, Estela Aranha e outros “estrangeiros”?.






0 comentários: