terça-feira, 22 de abril de 2008

E os concursados, Lindberg?

Lembro-me muito bem de que o prefeito de Nova Iguaçu, Lindberg Farias (PT), prometeu ao Ministério Público – que o questionou sobre os milhões gastos com contratações através de cooperativas, que faturam alto e não asseguram nenhum direito trabalhista aos contratados – que só selecionaria servidores por meio de concurso público. Esse compromisso foi feito em 2006, mas parece que o prefeito não tem nem vaga lembrança dele, pois, embora tenha feito concurso para, segundo ele, resolver o problema dos funcionários contratados, continua optando pelas tais cooperativas, através das quais abriga apadrinhados de seus aliados no Poder Legislativo e cabos eleitorais.

Recebi hoje e-mails de pessoas que acreditaram na seriedade do concurso promovido para o setor de Saúde pela atual administração e se candidataram. Fizeram as provas e foram aprovados, mas até hoje não foram chamados. O dentista Adriano Relva é uma dessas pessoas. Fernanda Reis me conta que passou em 11º lugar no concurso de 2007. Não foi chamada até hoje e não recebe nenhum esclarecimento.

Gostaria que o prefeito tivesse um pouco mais de respeito por essas pessoas e pelas leis que regem esse país. Quando um profissional presta concurso e é aprovado, está pronto para exercer a função para a qual se candidatou, pois se o fez, é porque está qualificado para tal. Quando a seleção é feita através de cooperativas, esse profissional é desrespeitado, pois essas instituições não garantem nenhum direito trabalhista. Se o prefeito puxar um pouco para a memória, vai se lembrar de que, em 2006, a polícia prendeu um falso médico que até o final do ano anterior ocupara cargo de chefia num posto de saúde da periferia da cidade.

Se a intenção não era convocar os aprovados, por que o concurso foi feito? Teria sido apenas para dar uma meia resposta ao Ministério Público.




0 comentários: