terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Liberdade sim, irresponsabilidade não

 “Estado de pessoa livre e isenta de restrição externa ou coação física ou moral,  condição do ser que não vive em cativeiro, independência, autonomia, ousadia e permissão”. Esses são alguns conceitos de liberdade. No Brasil, a liberdade de expressão é garantida pela Constituição e todos podemos exercê-la. Censura é uma palavra feia e significa, entre outras coisas, “exame crítico de obras literárias ou artísticas, instituição, sistema ou prática de censurar obras literárias, artísticas ou comunicações escritas ou impressas, condenação eclesiástica de certas obras, admoestação e repreensão”. Gosto da palavra mais bonita e a defendo de todas as formas e se assim o faço, estou longe de exercer a censura. Porém, tem muita gente que não pensa assim.
Ontem à noite mandei para o arquivo 297 mensagens com ataques pessoais, ofensas pesadas e acusações que nunca poderão ser provadas, porque não informam nada. Procuraram por elas no espaço de comentários e como não as encontraram, partiram para cima de mim perguntando onde está a liberdade de expressão. A liberdade está aqui e será sempre respeitada, mas quem ataca, acusa sem provas e faz isso anonimamente não tem nenhuma credibilidade e muito menos direito a reclamar. “Fulano é ladrão!” É mesmo? Como você sabe disso? Aliás, quem é você caro anônimo? Qual o seu nome, o que você faz além de se esconder quando escreve besteiras e acha que o Elizeu Pires tem obrigação de veiculá-las?
Meus caros, aceito os comentários anônimos. Jamais os recusarei, mas a mim cabe o direito, mais que isso, o dever de moderá-los, pois o que faço é jornalismo e não disse-me-disse. Será que não aceitar o baixo nível, recusar ofensas pessoais e acusações sem provas é ser contra a liberdade de expressão? Claro que não. Querem denunciar? Podem fazê-lo à vontade. Mande um e-mail com as informações e elas serão apuradas. Seu nome será preservado, pois a lei me permite proteger a fonte, mas amigos, essa mesma lei exige que eu saiba quem é a fonte. Como já disse, meus caros, isso aqui é jornalismo e não um tanque para se lavar roupa suja.
Os que gostam e respeitam o meu trabalho, eu sei, continuarão comigo, mas aqueles que falam de liberdade de expressão sem saber o que isso realmente significa, certamente irão migrar para espaços onde a liberdade se confunde com irresponsabilidade.

11 comentários:

Ana Lídia disse...

Bom dia, Elizeu. Magé tem muito dessas coisas, a transferência de responsabilidade. Tem muita gente que acha que pode tudo e que suas besteiras se transformarão na realidade conveniente a eles. Isso é Magé, meu amigo. Fique com Deus.

Professorinha disse...

Elizeu, o povo pensa que isso aqui é brincadeira. Você põe a cara e responde por seus atos. Te acompanho há muitos anos e sei do seu profissionalismo. O que vejo são pessoas querendo falar com a sua voz aquilo que eles jamais falariam de peito aberto. Gente que nunca escreveu para você antes o faz agora para gerar tumultos. Esses nós sabemos quem são. Fique com Deus.

VANESSA DE MAÚA disse...

Parabéns Elizeu mais uma vez vç e toda a sua equipe me surprende com a seriedade e honestidade com a qual e feito o seu trabalho,e dificíl eu sei mas o povo de Magé vai acabar entendendo de que as coisas não são do jeito que alguns estavam acostumado a fazer,a falar,a acusar sem o ônus da responsabilidade de ter que provar aquilo que estão falando e se aproveitam para se esconder atrás do anônimato mas como dissem por ai a esperança e última que morre então temos a esperança de uma hora essas pessoas entendam o verdadeiro significado da palavra"LIBERDADE DE EXPRESSÃO" e abram os seus olhos e vejam que o mundo não gira em torno do seu umbiguo.Um grande abraço e mais uma vez parabéns,fique com DEUS.

Anônimo disse...

Elizeu, bom dia.
Observo suas palavras ditas aquí,
a preocupação em não desrespeitar
a ética, a moral e a sensibilidade
mesmo das pessoas que se apresen-tam anonimamente. Infelizmente,te-
mos em nosso meio, aqueles que a-
cham que a razão, o direito, a so-
lução, deveriam ser como eles pen-
sam, pois desconhecem as Leis e as
regras que a sociedade nos impõe.
Não te importes com estes,vá dele-
tando-os e nós outros,delatando!...
Grata.*

Cria do roncador disse...

O elizeu, verifique pelo ip das mensagens, são todas da mesma pessoa.

Anônimo disse...

É engraçado como as pessoas tentam usar os outros e se escondem.Essa gente que agride, ofende e não se identifica, seria mais honesta se criasse o seu próprio local de manifestação, ou seja, que virasse blogueiro.Só não garanto que alguém leria as idiotices que escreveria...
Por duas vezes me identifiquei aqui e fui importunado, mesmo morando fora do município de Magé, por pessoas que certamente pertencem a um grupo que formava o governo anterior. Deletei meus comentários, onde me identificava e passei a assinar "Coração Mageense". Só que quando achar que preciso dar uma opinião direta, por alguma diferença que tenha com o Elizeu,ou usar o seu blog para fins diferentes da proposta dele, usarei o e-mail para o contato direto com o dono do Blog. Também sou blogueiro, tenho um blog muito bem aceito por sinal, tendo em vista o nº de visitas e seguidores,mas trato de assuntos totalmente diversos da política nele e mesmo lá, uso a moderação de comentários.
Liberdade de expressão a net oferece. Agora, usar um espaço alheio como se fosse quintal de casa... aí é demais.
Elizeu, modere os comentários e vete os que achar não fazerem parte da linha que deseja dar ao seu espaço. O espaço é seu. Quem decide o que deve ser publicado ou não é vc.
Um abraço,
Coração Mageense

Ricardo disse...

Elizeu,

Quando você é uma pessoa critca, você recebe ataque de todos os lados, mais temos que aprender a lidar com certas situações, eu mesmo tive uns arrancarrabos com você em deterimento de nosso trabalho, mais tudo superado, afinal somo pessoas adultas e temos o mesmo objetivo. E você é um cara que incomoda, se não incomodasse seu blog não seria o sucesso que é !!!!

abraços,

Ricardo

a caminho da liberdade disse...

É isso ai caro amigo Elizeu, os ( is ) tem que ter acento, não podem confundir Liberdade com baderna e assuntos infundados, um abração.

MAGÉ TEM JEITO disse...

Boa tarde Elizeu. Eu sei que Magé tem jeito, mas pode demorar um pouco. Visitei hoje o blog da antiga prefeita e lá publicam comentários que usam uma forma chula de comunicação permitem palavras de baixo calão e não se importam se os comentários são ofensivos ou mentirosos. Elizeu continue assim um profissional que se preocupa com aquilo que publica e respeita os seus leitores, que Deus continue iluminando você e sua equipe, desejo um FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS. Continuem ACREDITANDO QUE MAGÉ TEM JEITO.
OBS: Cada um tem os leitores que merecem.

Santos disse...

Elizeu,quem te acessa e te segue,quer seriedade e verdade.Deixa que atirem pedras.Essas,não te atingirão,pois tua proposta é limpa e boa,de credibilidade.Os cães ladram mas a carruagem vai seguindo em frente.
Abraços e que Deus te abençoe.

Anônimo disse...

Elizeu, boa noite!

Eu, como muitos que te acompanham a tanto tempo, não poderia deixar de postar um comentário nesta página que fala de liberdade.Você tem desempenhado um papel fundamental durante muitos anos para a população das cidades “sem voz” do interior do Rio de Janeiro. Sem voz e muitas vezes sem leis e sem imprensa digna que possa informar, debater e criticar, tudo no sentido de dar a oportunidade às pessoas de interagirem e assim, serem ouvidas. Faço parte do grupo que certamente continuará freqüentando o seu “castelo” por muito tempo, lugar de “sonhadores”. Sua “árvore abrigo” ainda existe, virtual, segura, “para dar asas à imaginação e deixar cantar livre”. Sabemos como você, “que a vida cá fora – por culpa dos homens que teimam em brincar de reis, bancando os senhores da raça humana, a qual fazem questão de subjugar – às vezes tem gosto de fel.” Aqui neste blog, percebo o quanto muitas pessoas se sentem seguras, mesmo anônimas para expor seus “segredos” e dimensionar seus “sonhos”. Você, melhor do que ninguém, tem sido o ouvidor desse “reino” de nós todos.

Um abraço grande, e obrigado pelo trabalho
(PS: Todas as palavras entre aspas, foram retiradas de uma bela postagem de Elizeu Pires no ano de 2007)