quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

E a culpa é da imprensa

Responsável pelo Mapa da Violência, o Instituto Sangari divulgou que a taxa de homicídios de brancos vem caindo em todo o Brasil, enquanto a de negros está subindo. De acordo com a pesquisa o número de homicídios de brancos caiu de 20,6 para cada 100 mil habitantes em 2002, para 15 em 2010. Já o dos negros subiu de 30 para cada 100 mil habitantes em 2002, para 35,9 em 2010. Advinham a quem estão responsabilizando por isso? Acertou quem pensou na imprensa. Então deve  ser um grupo de jornalista que sai por aí matando.
Vejam só o que o coordenador da pesquisa disse sobre a consulta que revela que para cada dois brancos vítimas de homicídio em 2002, morreram aproximadamente três negros, enquanto em 2010 para cada dois brancos assassinados 4,6 negros foram vítimas de homicídio:
“É um fato preocupante porque a tendência está aumentando. Nossa mídia veicula o que acontece em famílias abastadas e há uma preocupação dos órgãos de segurança com isso. Mas ninguém noticia que morreram dois negros em uma favela, a não ser que seja uma chacina”, diz o coordenador da pesquisa Julio Jacob Waiselfisz.
Concordo que isso é preocupante, mas querer insinuar que a atuação da imprensa é responsável por esse crescimento, é um absurdo. A culpa, senhor coordenador, é dos órgãos de segurança. Julio Jacob Waiselfisz está se comportando como os membros da cúpula do PT, que dia desses se reuniram para defender mais uma tentativa de mordaça e um deles perguntou aos colegas: “Até quando a imprensa vai ficar derrubando ministros impunemente?”

2 comentários:

Anônimo disse...

Querido repórter,acredito q a tv tem sua parcela de culpa qd coloca em suas novelas sempre o personagem negro em profissão de baixo prestígio social.Que a própria polícia civil em seu terinamento diz para o novo policial que o branco é usuário e o negro é traficante.Qd o Lásaro Ramos foi "Foguinho " um personagem comum ninguém questionou a cor da sua pele.Agora qd o colocaram como galã da novela das 21h ,rapidamente apagaram seu brilho dando ênfase ao personagem secundário que era branco.Procura saber se nos transportes coletivos quais são os usuários que são revistados?Claro que se a mídia tivesse um olhar positivo para os afrobrasileiros não resolveria todos os problemas das desigualdades raciais no Brasil,mas certamente faria as pessoas refletirem e aceitarem que o nosso país é extremamente racista.Um abraço.

Anônimo disse...

“Até quando a imprensa vai ficar derrubando ministros impunemente?”

_Qual foi o IDIOTA que disse isso?