segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O tamanho do buraco

O futuro de Magé está seriamente comprometido. Numa análise mais otimista o barco conseguirá ser tocado com a boa vontade dos governos federal e estadual até dezembro de 2012, o que significa dizer que é ao prefeito Nestor Vidal que cabe o trabalho duro de organizar a bagunça, para que dias melhores possam vir depois. Vidal está contando com a compreensão das duas esferas maiores de governo porque essas sabem muito bem o tamanho do abacaxi que ele tem nas mãos, mas essa complacência tem dias contados.
Ao governo federal a Prefeitura de Magé tem de prestar contas de pelo menos R$ 15 milhões e está se virando para resolver isso, parcelando o que é possível e abrindo negociações nos casos mais complicados. Ao todo, com a União, a Prefeitura tem 81 convênios em aberto. A falta de prestação de contas começou em 2001 e em uma meia-dúzia de convênios até que os antecessores tentaram fazê-lo, mas o fizeram de forma errada e a emenda saiu pior que o soneto.
Essa situação impede que a Prefeitura tire certidões com a União em todas as áreas, principalmente na Saúde e Educação. Nesses dois setores os pepinos começaram a crescer em agosto de 2001. Fez-se convênios até com o Ministério dos Esportes e não prestaram contas. A impressão que se tem é de que os prefeitos que passaram por Magé achavam que poderiam fazer o que bem entendesse com os recursos, fazendo, como exemplo, besteiras como essas: dinheiro para escola gasto com carro, o da merenda com quadra, o do ônibus escolar com saúde e assim por diante.
Em se tratando de verba carimbada a coisa funciona assim: se o dinheiro da escola foi gasto na compra de um carro, foi desviado e o valor tem de ser devolvido. Como os trapalhões não devolviam nada a coisa virou uma enorme bola de neve. No caso das verbas que entravam para a Fundação Educacional e Cultural de Magé não existe defesa em nenhum processo. A ex-presidente foi nomeada como ordenadora de despesas e está com a vida complicada, pois muitos cheques “gordos” foram assinados para pagar empreiteiros. Agora mesmo a Prefeitura tem 14 certidões pendentes a nível federal e outras estão vencendo este mês. Essas duas são complicadíssimas. Referem-se ao INSS e FGTS e como a regra é clara, nada será liberado sem elas.
E aí, o buraco é ou não fundo, minha gente? 

25 comentários:

Anônimo disse...

BOM DIA ELIZEU EM PRIMEIRO LUGAR GOSTARIA DE DAR OS PARABENS PELA SUA COLUNA....EM SEGUNDO DAR OS PARABENS POR TER COLOCADO SOBRE A DIVULGAÇÃO NO CARRO DE SOM DO NOSSO ATUAL VEREADOR SOBRE A RODOBUS....MAIS NÃO PODEMOS VIVER DE ROMBOS DO GOVERNO ANTERIOR POIS ELES JA SABIAM O QUE IAM ENCONTRAR PELA FRENTE E AGORA VAI PASSAR DIZENDO QUE NÃO PODE FAZER PORQUE O GOVERNO PASSADO DEIXOU ISSO OU AQUILO....ALO POLITICOS VAMOS PARAR DE BLA BLA E VAMOS A LUTA ...VAMOS ESQUECER O GOVERNO PASSADO.....CADE AS EMPRESAS?????CADE A CRIAÇÃO DOS EMPREGOS PROMETIDOS ....QUEREMOS AS EMPRESAS QUE ESTAVÃO PARA VIR PARA MAGÉ ..COMO FOI PROMETIDO EM CAMPANHA........

Anônimo disse...

Bom dia, Elizeu. Esse aí das 06:37 deve ser daqueles que acha que se instala empresas em três meses, que se abre um monte empregos em 90 dias. Deve pensar que o governo tem uma varinha mágica na gaveta. Enfim, esse deve ser um daqueles que fica irritado ao ouvir que a gestão anterior afundou Magé. Esse deve ser daqueles que não gostam de ouvir a verdade.

Anônimo disse...

Bom dia. Concordo com o anônimo das 6:43. Em três meses deve ser possível gerar uns mil empregos, né?

Anônimo disse...

Esse primeiro aí quer em 90 dias tudo o que nunca teve e pelo jeito é um daqueles que passou sete anos sem dar um pio e agora quer gritar. Ainda bem que vivemos em tempo de liberdade.

Anônimo disse...

Bom dia, Elizeu. O buraco é fundo e muito escuro, mas o prefeito já encontrou uma escada e uma lanterna. Vai dar tudo certo.

Anônimo disse...

MAGÉ TEM JEITO, ELIZEU E TUDO VAI DAR CERTO. ESSES APRESSADINHOS DEFENDEM O QUANTO PIOR MELHOR. ELES VIVEM DISSO. SÃO COMO HIENAS. CONHECE A HISTÓRIA DAS HIENAS?

Anônimo disse...

Convênios.....esse é o caminho se Magé quiser sair do Buraco. Mas isso só não basta. Convênios não nascem sozinho, precisam de projetos.

Para isso foi formada a primeira turma de Criação e Gestão de Convênios em curso ministrato palo IBAM/RJ - SICONV Convênios e Projetos Federais , composta por 2 funcionários da Secretaria de Educação e 4 da Ação Social.

A ideia é criar um escritório de Gestão de Projetos nos moldes da EGP-Rio para gerir e conveniar ações públicas no Município de Magé.

Os tempos mudam e as pessoas também.

Sim, Magé esta mudando.

AUGUSTO CESAR - SANTO ALEIXO disse...

BOM DIA ELIZEU....LIDAR COM SER HUMANO É MUITO DIFÍCIL AMIGO....TUDO UMA QUESTÃO CULTURAL!!! AGORA UMA COISA, POR QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESSE CAOS, ESSA BAGUNÇA NAS CONTAS PÚBLICAS DE MAGÉ NÃO ESTÃO NA CADEIA? DEVERÍAM ESTAR LÁ E NUNCA MAIS SAÍREM! POIS SÃO PESSOAS TOTALMENTE NOCIVAS À SOCIEDADE! ASSIM COMO MUITOS DO LEGISLATIVO DESSA CIDADE...TENHA UM EXCELENTE DIA ELIZEU.

Anônimo disse...

Cadeia Neles!!!

PASSAGEIRO DA AGONIA disse...

OLÁ ELIZEU, VENHO ATRAVÉS DO SEU BLOG, PEDIR QUE A POPULAÇAO ACOMPANHE AS REUNIÕES NA CÂMARA MUNICIPAL, POIS OS NOSSOS VEREADORES, CONTINUAM ESQUECENDO DE SUAS VERDADEIRAS FUNÇÕES, HAJA VISTO O QUE ACONTECEU POR LÁ NO DIA 22 PASSADO E PEÇO QUE REPUBLIQUE O MEU COMENTÁRIO ANTERIOR.

OLÁ ELIZEU, MAIS UMA VEZ NOSSOS ILUSTRÍSSIMOS VEREADORES SE UNIRAM PARA PARA DERRUBAREM A CPI QUE ("INVESTIGA") POSSÍVEIS IRREGULARIDADES NAS CONTAS DO EX PREFEITO ROSAN GOMES NO ÚLTIMO DIA 22, MESMO INDO CONTRA A DECISÃO DO TCE QUE AS TINHAM REPROVADAS OS VEREADORES APROVARAM POR 11 A 1, INDO ASSIM NA CONTRA-MÃO DA MORALIDADE E DA ÉTICA PARLAMENTAR, TUDO ISSO COM A PRESENÇA DA EX-PREFEITA CASSADA NÚBIA COZZOLINO, QUE ESTAVA POR LÁ APENAS PARA APOIAR O "AMIGO" EX-PREFEITO ROSAN GOMES.
PELO VISTO OS NOSSOS ILUSTRES VEREADORES, JÁ PRESUMEM QUE SERÃO BANIDOS DO CENÁRIO POLITICO E POR ISSO NÃO ESTÃO PREOCUPADOS COM O QUE OS ELEITORES PENSAM COM ESSAS ATITUDES DE MAIS UMA VEZ ACOBERTAREM OS ERROS COMETIDOS.
AGUARDEM, SENHORES VEREADORES POIS 2012 JÁ ESTÁ BATENDO NA PORTA. UM FELIZ ANO NOVO (SE CONSEGUIREM) Á TODOS....

Anônimo disse...

alo mage...........!!!!!!!!!!bom dia a todos os homens e mulheres de boa vontade, mage e o prefeito nestor precisam de nossa uniao para dar segmento a cassaçao desses canalhas que afundaram o nosso barco fuIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!!!!!!!!!!

VANESSA DE MAÚA disse...

BOM DIA ELIZEU!!!!
E MESMO UM BURACO BEM FUNDO,MAS NÓS NÃO PERDEMOS A ESPERANÇA DE QUE DIAS MELHORES VIRAM,ESTAMOS COM NOSSO PREFEITO E EU ACREDITO QUE ELE VAI SABER TIRAR MAGÉ DESSA,MAIS SABEMOS QUE VAI EXISTIR AQUELES QUE ACHAM QUE TUDO E FÁCIL DEMAIS,MAS NÃO DEVEMOS NOS IMPORTAR COM QUEM NÃO SABE O QUE ESTA FALANDO PORQUE FALAR E FÁCIL DIFICÍL E PEGAR A COISA DO ZERO E FAZER DIFERENÇA.


PREFEITO ESTAMOS COM VÇ,NÃO ESMORREÇA,CONTAMOS COM A SUA FORÇA
DEUS VAI TE DAR SABEDORIA,UM ABRAÇO.

Anônimo disse...

Bom dia

Todas as questões referentes a a Magé são complicadas ,mas o que preocupa é forma como as coisas estão sendo conduzidas pelo Governo Municipal,principalmente no trato com os representantes de comunidades .Se o Prefeito acha que não tem que ouvir e tentar achar soluções para os problemas das comunidades através dos seus representantes com certeza não vai chegar a lugar algum.Ignorar a representatividade das associações é no minimo dar um tiro no próprio pé como se diz na giria.Acho que esta faltando um pouco de humildade na condução do nosso município . Não adianta mais criticar os Governos passados ,precisa sim e dar solução aos problemas presentes que nem sempre precisam de verbas ou de recursos federais,estaduais e municipais ,mais sim de boa vontade .

Anônimo disse...

Lei Complementar 101/2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e o conceito define como “a obrigação de prestar contas e assumir responsabilidades perante aos cidadãos (Mageense) imposta aqueles que detêm o poder, objetivando criar transparências e, conseqüentemente, maiores condições de confiança entre governantes e governados".
Se refletirmos sobre a trajetória da administração Mageense, verificaremos que, há décadas, convivemos com uma história de desmandos, os quais indicam, entre outras distorções das atribuições , numa sociedade democrática, clara tendência à apropriação privada do patrimônio público. Atualizando essa reflexão para os nossos dias, não é difícil constatar que, salvo raras exceções, as antigas práticas do coronelismo, do nepotismo e da centralização da tomada de decisão para atender a interesses de poucos, em prejuízo da maioria, foram características marcantes em diferentes instâncias da gestão Mageense.
Está na hora desses Sadan´s e Kadafi´s de Magé serem punidos pela Justiça e por nós, na urna. Ainda bem que o povo Mageenge é Bom, até quando? No passado, o pau já comeu por aquí. Vamos resgatar a nossa História.

Geraldo Vargas.

Anônimo disse...

Não estou entendendo ao anônimo das 11:36. O prefeito já foi em várias comunidades (Associações) em Magé. Qual é a sua Associação para o prefeito ir? Já foi na minha, sábado foi em Santo Aleixo. Acho que só está faltando a sua. Escreve qual é a sua para ele ir também.

Anônimo disse...

Os erros dos Governos passados como não saberem administrar não deve ser lembrado, mas o que foi retirado dos cofres públicos tem que ser sim, inclusive expor em praças públicas. Tiradente não roubou nada e foi prá vala, digo praça. Acho que todos que retiram dinheiro dos cofres público devem ter uma marca na testa, para todos saberem quem ele foi e tomarem cuidado. O que não pode acontecer são os caras levarem tudo e tirarem onda de carros novos, motos, restaurantes, casas novas, etc e passearem a vontade na nossa cara em Magé. E tem mais, um montão de bobão querendo que eles voltem. Bem o dia do FICO teve esses bobões dizem para o Imperador ficar. Estava bom para eles né.

O Dia do Não Fico do ZZ´s.

"Se for para o bem de quase todos e felicidade geral de Magé, diga ao povo Mageense que vou embora e nunca mais volto"! Já vai tarde! Demorouuuuu....

Marizia

Anônimo disse...

SERÁ QUE GOVERNO QUE SAIU OUVIA O POVO ??? ESSA PERGUNTA É EM FUNÇÃO DO COMENTÁRIO DO ANONIMO DE 11:36 QUE DISSE QUE O PREFEITO NÃO OUVE ...
CREIO QUE ELE ERA DO GOVERNO ANTERIOR, E COMO AGORA TEMOS A LIBERDADE DE CRITICAR, ELE JÁ NÃO SUPORTA MAIS, POIS TUDO ESTÁ APARECENDO!!!

Anônimo disse...

SERÁ QUE GOVERNO QUE SAIU OUVIA O POVO ??? ESSA PERGUNTA É EM FUNÇÃO DO COMENTÁRIO DO ANONIMO DE 11:36 QUE DISSE QUE O PREFEITO NÃO OUVE ...
CREIO QUE ELE ERA DO GOVERNO ANTERIOR, E COMO AGORA TEMOS A LIBERDADE DE CRITICAR, ELE JÁ NÃO SUPORTA MAIS, POIS TUDO ESTÁ APARECENDO!!!

Anônimo disse...

Elizeu, bom dia.
Como as coisas nesse Paíz são di-
ferentes! UMA POBRE SENHORA QUE /
ROUBOU UMA LATA DE LEITE NINHO E
UM POTE DE MARGARINA(250GRS)fOIRE-
CLUSA POR MESES, em Mauá,um amigo
matou um TATÚ, para ajudar na co-
mida dos filhos foi preso em Ni-
teroi, por um bom tempo; na admi-
nistração pública, principalmente em MAGÉ, desvia-se (ROUBA-SE) mi-
lhões e ninguem vai preso porque será? SERÁ PELOS BELOS OLHOS AZU-
IS OU O CONTEÚDO DA MALA PRETA!
Grata.*

Anônimo disse...

Isso tudo é fruto dos Cozzolinos.

Anônimo disse...

Sabe o porquê que não vão preso? Rouba-se tanto que dá para pagar um bom advogado e Contador. Um bom advogado sabe conduzir bem o processo e não deixa o mesmo ir para julgamento. No EUA, advogado não pode ser pago com dinheiro roubado, aqui pode.
Já esta tramitando uma lei que vai proibir pagar advogado com dinheiro lavado.
O que é, o que é , que mesmo lavado, lavado, lavado, fica sujo? Descobriu? Dinheiro público. O de Magé está deixando um cheiro danado.
Nos Conselhos de Contabilidade – CRC, já estão informando aos Contadores que eles são culpados juntamente com esses tipos de pessoas que lesam os cofres públicos. Não perca a esperança, as coisas então mudando e rapidamente.
Vai ter muita gente que esta andando de carrões e motões que vai chorar.
A Ministra Eliane Calmon disse a respeito de Juízes corruptos: "Se há um patrimônio incompatível com a renda, com a suspeita de receber um valor "x" em um processo, devolva", afirmou a corregedora sobre a venda de sentenças defendeu a reformulação das punições para magistrados.

Se para os Juízes a coisa esta feia, vai ficar piou para quem usou a Gestão Pública e esta tirando onda por aí.

Anônimo disse...

É grata na minha cidade um senhor foi preso por 20 dias só pq cortou uma arvore que estava destruindo sua casa .
Dinheiro publico pode ser roubado não é crime, acontece que, arvore e tatu esta com mais valor que seres humano...

Anônimo disse...

Amigo Elizeu, acho que na Educação foi onde se gastou mais verbas, de foma equivocada, pois o dinheiro que vem de Brasília é para 60% serem gastos com o salário do professor e os outros 40% com a compra de materiais para os alunos. Ela fez a maior burrice, pagou a outras secretarias com esse dinheiro, comprou coisas que não tinham nada a ver com a Educação, e por aí vai. Assim amigo, é muito fácil criar 5000 empregos em Magé, como ela dizia. Tirava do dinheiro que era para pagar ao professor, é por isso, amigo Elizeu, que os professores estão a 7 anos sem receber um reajuste se quer, ou seja, foram jogados dentro desse buraco negro. Nem o direito elementar que é as férias, não estão recebendo a três anos ou mais. Assim amigo, fica difícil. Sabemos que a verba foi repassada fielmente e foi usada da forma mais absurda que existe, e temos ciência que ela continua sendo depositada nas contas do município religiosamente. É hora de começar a ser usada para acertar as dívidas do município com os professores. Se não der para pagar, parcele, aos poucos o prefeito irá sanar esses problemas, o que não pode é a coisa ficar parada, quanto antes acertar, será melhor para a administração pública. Temos noção de tudo que está ocorrendo, mais apostamos na capacidade administrativa do prefeito para solucioná-las, se não, não teríamos votado nele. Forte abraço, Elizeu

Anônimo disse...

boa tarde,
li um comentario que magé formou
pessoas no curso do IBAM, estou surpreendido pois este curso e de
ponta ele e ministrado para pessoas
se aperfeisoarem ma capitação de conveios de todos os tipos isto e muito importante para o nosso municipio parabens a quem teve esta iniciativa, agora tem que colocar estas pessoas para por empratica o conhecimento adquirido neste curso.

Anônimo disse...

Quero saber quem aprovou as contas? Tribunal de Contas ou a Camara de Vereadores.Pelo que sei a maioria conseguiu aumentar o patrimonio rapidamente. Tem que sair todos eles