domingo, 11 de dezembro de 2011

O grito de Araruama

Os moradores de Araruama não estão nada satisfeitos com os rumos que as coisas estão tomando no município. Reclamam da omissão do prefeito André Mônica e da Câmara de Vereadores em várias questões que acabaram de tornar a cidade proibitiva para os cidadãos comuns. Acaba de surtir o movimento “Queremos a nossa cidade de volta”. A mensagem que veiculo abaixo é uma carta aberta dirigida por esse movimento à população.         

“Carta aberta
Estamos protestando quanto à qualidade de vida que estamos tendo em nossa cidade. Por que a orla da lagoa, em frente aos bancos e até a Casa de Caridade, contém placas de `proibido estacionar’ se o recuo é do município e foi feito na gestão do saudoso Henrique Valladares? O recuo é nosso, o queremos de volta. Retirem as placas já!
Por que o Detran invade a nossa cidade, se esconde atrás do Supermercado Extra, instala um veículo espião logo após o Bobs na Av. Brasil e, de forma ilegal, apreende nossos carros, dentro da nossa cidade? O uso de equipamento espião é ilegal e deve ser homologado e autorizado por lei que inexiste. O convênio do município com o Detran é administrativo e não pode ser usado contra o munícipe sem autorização da Câmara. Além disso, para fazer blitz na cidade o cidadão tem de ser informado por jornais e rádios. Nossa cidade de volta já! Fora Detran!
Por que o araruamense de menor poder aquisitivo não tem o direito de vir ao centro da cidade comprar e ser atendido pelos serviços públicos e privado? Por que ele vive em sobressalto sem ter certeza de que poderá voltar para casa quando quiser? Por que o Detro tem de vir aqui apreender os `veículos ilegais´ (segundo um secretário do governo) e permite que os ônibus da Montes Brancos transitem ilegalmente, uma vez que não foi feita a licitação que legalizaria o transporte coletivo na cidade? Queremos ter o direito de ir e vir de casa para o trabalho e vice-versa. Queremos poder fazer nossas compras e voltar para casa sem sobressaltos ou apreensões do Detro. Queremos nossa cidade livre do Detro. Fora Detro!
Por que o atendimento de saúde da cidade está tão frágil? Onde estão as verbas do SUS? Queremos o direito de ficar doente e ser atendido condignamente. Queremos os núcleos de atendimento nos distritos e bairros. Onde estão os médicos de família prometidos? Cadê o asfaltamento da Estrada do Outeiro, da Sete de Setembro? Quando vai acabar a obra da praça do centro?  Estão trocando os tapumes e a obra a cinco meses parada?
Senhores vereadores, aí estão algumas reivindicações importantes para a sua reeleição. Abrace estas causas e dê conta ao eleitor pelo facebook ou pelos jornais. Senhor prefeito, resolva estas singelezas apresentadas acima. Simples e fácil de serem resolvidas. Basta pegar da caneta e assinar os decretos, devolvendo a orla, proibindo o Detran e autorizando as lotadas até que haja a licitação.”

2 comentários:

Anônimo disse...

A população de Araruama tem razão, estive lá recentemente e vi que a cidade está descuidada.Cidades turistícas precisam avaliar bem as propostas dos governantes antes de votar.Se não for alguem reamente comprometido vira isso.O pior é que lá tem numero grande de moradores temporários que possuem casas e só vão nos finais de semana ou férias.Quem realmente vive lá é que sofre com o descaso.Espero que o manifesto possa chegar a todos.

Anônimo disse...

Moro na cidade há muitos anos e a cidade está precisando de muitas coisas, nos últimos anos talvez por causa da propaganda do ex prefeito, o número de moradores cresceu muito, na minha rua só tinha 2 moradores, os outros eram veranistas, hoje só tem 2 terrenos baldios porque até os lotes que estavam vazios já tem novos moradores e a maioria vieram do Rio.
As obras que estão sendo feitas na maioria e por baixo da terra e com isso quase não vemos.

Fala-se muito de reforma em escolas e os números de salas já eram pouco, na turma da minha filha esse ano eram 40 alunos, a escola dela ainda não passou por obras e já esta pequena para o grande número de alunos que tem.

Não estou tentando justificar os erros da prefeitura, mas como estou vendo a mudança da cidade tenho que entender as dificuldades para se manter a estrutura.

Alguns funcionários deixam a desejar, largam a rua suja e bagunçada depois de uma obra, coisa que poderiam resolver na hora.

A empresa de coleta de lixo é porca. Ainda querem caixinha no Natal.

O detro torra a paciência de qualquer santo, mas a alegação deles é que estão fiscalizando carros ilegais.

A cidade está faltando estacionamento, são muitos carros, a cidade está crescendo demais.

Asfalto está sendo feito sim. Varias ruas foram asfaltadas, mas muitas outras ainda têm para asfaltar.

A saúde deixa a desejar, mas ainda está mais fácil que na Penha, Bonsucesso e outros bairros do Rio. Ainda tem muito a melhorar, mas não está a “pior do estado” como falam por aqui. Só conhecendo um pouco mais que Araruama para saber... A UPA não tenho nada contra, pois todas as vezes que precisei fui bem tratada,mas sei que tem varias equipes e as pessoas as vezes são bem mal educadas.

A cidade está um pouco descuidada sim, mas quando fazemos obras até na nossa casa tudo fica uma bagunça. Tem obra no centro de Araruama, no mercado municipal, nos bairros, então está tudo muito confuso, com buracos, lama e até sujeiras, sujeiras essas que muitas vezes a culpa é dos moradores que acham que o terreno baldio é lixeira.